quarta-feira, 21 de março de 2012

Sobre reajuste dos militares em 2012 - Promessa de melhora dos salários "ainda para este ano", diz general


Comandante do Exército teria prometido melhora dos salários "ainda para este ano", diz general

Durante palestra realizada na manhã de hoje (21) no auditório do comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria-RS), o  general Eron Carlos Marques, presidente da POUPEx (Associação de Poupança e Empréstimo do Exército) informou a cerca de duzentos oficiais e sargentos que, em reunião há dias atrás em Brasília, na presença de vários generais da ativa e da reserva, o comandante do Exército teria afiançado que “ainda para este ano, teremos uma melhora nos salários”. Segundo o general Enzo, o estudo está pronto.
O general Eron não disse, mas a informação deve ter dada na reunião convocada para esclarecimentos em relação ao manifesto dos clubes militares e “Alerta à Nação”. O encontrou ocorreu no último dia 12 e reuniu cerca de quarenta generais, ativos e inativos.

4 comentários:

  1. Ele também palestrou em Curitiba e falou a mesma coisa, porém vejo isso como MAIS UMA enrolação da tropa....

    ResponderExcluir
  2. A Dilmaquinista não fala em aumento para os militares. Militares, temos que saber em quem vamos votar. Não podemos eleger uma cambada que não está nem aí para o povo. Cada vez mais eles se unem para sacanear todo mundo.Como pode ao longo desses anos o militar perder tanto o poder de compra. A Dilma e o Amorim discursam, pedem que os militares sejam obdientes, que reconhece a importância do exército e quando é questionada a respeito dos salários, sai de fininho.. para mim uma covarde. Ela com o poder que tem quer retaliar as forças armadas. Não entendo como ela está bem nas pesquisas de satisfação como presidente.
    Jesus, abençoe os militares e seus familiares

    ResponderExcluir
  3. Nunca foi diferente, eles pregam hierarquia e disciplina, amor à pátria... mas para qualquer pessoa esclarecida e que consegue enxergar o que está implícito, é notório que esses comandantes que aí estão, apenas se preocupam com seus bolsos. Agora um desses comandantes, que estudou tanto, não para de pronunciar a palavra "presidenta" sucumbindo ao uma bajulação descabida. É triste ver as FFAA e seus cOMANDANTES tão desacreditados, desmotivando toda a tropa e até fazendo com que milhares de milicos orientem os seus filhos e conhecidos para não façam a infeliz escolha de entrar para as FFAA. Até as Forças Auxiliares têm maior cacique. Meu filho mais velho comentou que estava pensando em fazer o concurso para a Escola Naval, tomou logo uma dura do meu marido, Oficial da MB: "estude para aquilo que te dê dignidade, salarial e profissional. Não quero que nenhum de vcs entre para uma Força tão desacreditada e sem liderança, acéfala". Não vejo nenhum dos cOMANDANTES de força vir a público e se pronunciar a respeito do nosso tão merecido aumento. Atitudes covardes, querendo a qualquer preço manterem-se no cargo ao qual estão apegados há mais de oito anos.
    Nome: bajulação descabida

    ResponderExcluir
  4. Sou esposa de militar e gostaria muito de me dirigir a todos com outras palavras, mas as que são possíveis são essas: Mais uma vez vão dar esmola para os militares. Se vier alguma coisa, será um reajuste “fajuto” como das demais vezes. Isso se repetirá porque os nossos cOMANDANTES estão mais preocupados em se perpetuarem no comando, cuidando dos seus bolsos. Os oFICIAIS gENERAIS têm visão estratégica:não contrariar o Poder Central e, assim que forem para a inatividade, conseguir uma vaga numa multinacional, estatal ou mesmo um cargo comissionado no exterior. Assim, não vão se indispor o governo. Eu poderia classificá-los como ILUSTRES INTEGRANTES DO BOLSA FAMÍLIA “MELHORADO”. O alto escalão das FFAA está preocupado em aumentar o efetivo da tropa, os meios operativos, criar novos quadros, criar uma 2ª Esquadra enquanto a sociedade e os políticos estão se lixando para isso. É triste, mas a constatação a que se chega é esta: só quem procura ter FFAA é o alto escalão. Amontoam diversos navios velhos, quartéis combalidos e aviões sucateados, tentando mostrar algo que nós não temos. Poderiam manter uma força resumida e com isso oferecer melhores salários aos seus integrantes. Mas não. Gastam muito com algo que não agrega nada, dando margem para que o executivo argumente que não possui recurso para reajustar os soldos. Alguém já levantou o quanto se gastou no Porta Aviões São Paulo? E para que ele serve? Quando suspende todos ficam em pavorosa, ainda se lembrando da última tragédia que ceifou a vida de alguns e deixou outros com sequelas irreversíveis.
    São 22 anos passando por isso. Falam de visão estratégica (uma força bem equipada parta futuro). Esposas de militares, militares da ativa e da reserva, são quase quinhentos anos nessa situação. Os militares das FFAA são massa de manobra dos políticos: lembram-se da guerra da independência? Foram apreendidos alguns navios portugueses surtos em nossos portos, houve uma subscrição popular e mais alguns arranjos e a marujada (muitos contratados no exterior, afinal de contas era o começo) saiu a combater os opressores. Depois vieram as guerras da Cisplatina, Oribe e Rosas, contra o Paraguai (tudo de forma improvisada) e nunca se deu importância para os militares, tanto que quando eles cumpriram o seu papel no sertão baiano (Guerra dos Canudos), e não interessavam mais aos governantes, foram largados ao léu e, sem opção, foram fixar residência na principiante favela (morro da Providência,) no RJ. Mesmo quando as FFAA foram úteis não tivemos guarida, imagine em um cenário que não acalenta qualquer confronto armado. Aos que estão começando agora, reflitam se vale apena ser das FFAA. A polícia militar, civil e os bombeiros de todos os estados fazem greve e, vez por outra, são atendidos em suas reivindicações, mas os TABA-BURACOS não podem. Então, o que nos resta? Meu esposo tinha um sonho (logo no início de sua vida militar) de pôr nossos filhos nas FFAA. Hoje, aqui em casa, se um deles abrir a boca dizendo que quer ser das FFAA, toma uma dura do pai. Ele fala: masoquista aqui em casa, somente EU.
    Um abraço

    ResponderExcluir