segunda-feira, 12 de março de 2012

Lançamento do PROFORÇA Exército Brasileiro


Brasília – No dia 27 de fevereiro, o Comandante do Exército, General de Exército Enzo Martins Peri, assinou a Portaria que adota o Projeto de Força do Exército Brasileiro – o PROFORÇA, caracterizando um importante marco no processo de transformação da Instituição.
Ainda nesse evento, que contou também com a presença de Oficiais-Generais do Alto-Comando, Generais da Guarnição de Brasília, e Oficiais representantes dos Órgãos de Direção Setorial do Exército, houve o lançamento do Portal da Transformação, que permitirá o acompanhamento de informações, documentos e notícias sobre a Transformação do Exército Brasileiro.
O processo de Transformação da Força Terrestre teve sua origem no diagnóstico (SIPLEx-2) de que o Exército Brasileiro não dispõe de capacidades compatíveis com a rápida evolução da estatura político-estratégica do Brasil, que caminha rapidamente para a condição de potência mundial. Percebeu-se que a modernização da Força Terrestre era incipiente e que a atual conjuntura demandava um processo bem mais amplo de mudança: a transformação. Trata-se, portanto, de um processo que pretende conduzir o Exército ao patamar de força armada de país desenvolvido e ator mundial, capaz de se fazer presente, com a prontidão necessária, em qualquer ponto da área de interesse estratégico do Brasil.
A partir da percepção da necessidade de se transformar o Exército Brasileiro da Era Industrial para a Era do Conhecimento, fez-se mister um planejamento que determinasse um conjunto de ações estratégicas que conduziriam esta transformação – um Projeto de Força (PROFORÇA). Coerente com essa premissa, o PROFORÇA estabelece as bases para a transformação do Exército Brasileiro, constituindo-se no seu principal projeto integrador.
O PROFORÇA apresenta a concepção do Exército Brasileiro, baseada em capacidades, para os marcos temporais de 2015, 2022 e 2031, orientando o processo de Transformação, o qual será conduzido pelos Vetores de Transformação: Ciência & Tecnologia, Doutrina, Educação & Cultura, Engenharia, Gestão, Logística, Orçamento & Finanças, Preparo & Emprego e Recursos Humanos.
FONTE: EB/Forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário