quarta-feira, 7 de março de 2012

Inscrições, Calendário e Edital: ENEM 2012


INSCRIÇÕES ENEM 2012 COMO SE INSCREVEREste artigo abordará o ENEM 2012 tendo por objetivo específico difundir informações sobre o calendário, edital e inscrições ENEM 2012. Como já divulgado, as provas deste ano serão aplicadas nos dias 03 e 04 de novembro. Os planos de que houvesse uma aplicação do ENEM no mês de abril fracassaram, visto que o Ministério da Educação (MEC) alegou não haver preparo para duas etapas do Exame ainda este ano. Mas o ENEM 2013 será realizado em duas edições, segundo assegurou a Presidente Dilma Rousseff.
Como em todos os outros anos, dúvidas frequentes sempre hão de surgir. E, com o intuito principal de auxiliar vocês que farão as provas em novembro, vamos passar algumas informações sobre as assuntos, conteúdo, provas, gabarito, Local de Prova e inscrições do ENEM 2012.
Divulgamos há poucos dias que o novo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, já selecionou novos membros para compor a equipe do MEC, inclusive o novo presidente do INEP, Luiz Cláudio Costa, que estará diretamente responsável pelo ENEM 2012. Entre as principais metas assumidas por Luiz Cláudio está reverter a tendência histórica de erros cometidos pela organização do Enem e resolver as inúmeras queixas dos estudantes com relação à correção da redação do ENEM 2012.
As provas serão aplicadas em municípios da Federação que apresentarem condições logísticas necessárias. Portanto, você não pode ter total certeza que realizará os exames em sua cidade. No ato da inscrição, que será efetuada provavelmente em maio ou junho, o aluno deve escolher um município mais próximo caso o dele não esteja entre as opções.

COMO SE INSCREVER NO ENEM 2012

Logo após a divulgação do Edital do Enem deste ano, estarão abertas oficialmente as inscrições do Enem 2012. O estudante que se inscreve informa alguns dados pessoais, como RG, CPF, nome completo, data de nascimento, endereço e CEP no qual receberá, através dos Correios, um cartão de confirmação da inscrição. Esse cartão contém o número de inscrição, a data, o horário, e o local onde a pessoa irá fazer as provas. Além do cartão, o local de prova ENEM 2012 sempre fica disponível em um endereço eletrônico divulgado pela organização do Exame. Outra possibilidade de consulta dos locais de prova do ENEM é o Fala Brasil, no telefone 0800 616161.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) disponibiliza o Portal do Exame Nacional do Ensino Médio na internet (http://portal.inep.gov.br/web/enem ). Nele são divulgadas todas as informações necessárias sobre o processo.
Você também pode contar com nosso site para esclarecer as possíveis dúvidas que cercam a cabeça dos candidatos. Sempre que pudermos, faremos questão de informar sobre Datas e Inscrição ENEM 2012, como usar nota do ENEM no PROUNI e SISU, matérias que caem no ENEM, e diversas outras coisas.
Comece seus estudos desde já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário