quinta-feira, 19 de abril de 2012

Veja a diferença entre Redes sociais e Mídias sociais

Antes mesmo de existir a internet, os termos redes sociais e mídias sociais já existiam no que podemos chamar de “meio off-line”. Com a internet, estes dois termos ganharam uma outra dimensão e por isso, é motivo de muita dúvida e debate entre as pessoas.




O que são Redes Sociais?
Um grupo de pessoas que mantém algum nível de relacionamento ou interesse mútuo pode ser chamado de rede social. Com a internet o termo rede social ganhou um novo significado e foi chamado de“relationship site” ou sites de relacionamento no português, hoje é conhecido como redes sociais.
Uma rede social na internet nada mais é do que um meio de relações com pessoas que você tem alguma ligação ou interesse em comum, por meio de um computador ou outro dispositivo conectado à internet.
O que são Mídias Sociais?
O termo mídias sociais também ganhou um novo significado após o surgimento da internet. O que era chamada de “new media” agora é conhecido como mídias sociais. Tradicionalmente os meios mais usados para se transmitir uma mensagem, especificamente a propaganda, eram os grandes meios de comunicação como tv, rádios, jornais e impressos. Hoje com as mídias sociais as pessoas desempenham papel fundamental na forma de fazer publicidade, é o famoso “Propaganda boca à boca”.

Twitter, Facebook, Orkut, Youtube… redes sociais ou mídias sociais?
Muita gente ainda se pergunta se o Twitter, Facebook, Orkut, YouTube entre outros são apenas redes sociais ou se também são canais de mídias sociais.
Se uma determinada ferramenta, tem como seu objetivo principal, apenas o compartilhamento de conteúdo e a criação de relacionamentos, definimos como rede social. Mas se a mesma ferramenta que permite o compartilhamento e o relacionamento, também permite a veiculação de publicidade, podemos definir como mídia social.
É possível que uma rede social seja uma mídia social ou uma mídia social seja uma rede social, o que vai definir se uma ou outra, é a sua vocação, seu motivo de ser e existir.
O Twitter, o Facebook e o YouTube são todas redes sociais com grande poder de mídia social.
Enquanto se relacionam nas redes sociais, as pessoas compartilham seus hábitos de consumo e de compra, além de suas experiências e relacionamentos com marcas, produtos e serviços. No mesmo espaço, são exibidos anúncios afins e relevantes de acordo com os perfís dos usuários.
A grande sacada é entender e conhecer o universo de cada usuário e exibir anúncios relevantes para ele,de forma que o anúncio não pareça anúncio, que não seja intrusivo mas faça parte do seu conteúdo e que agrade seus gostos e desejos além de agregar valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário