segunda-feira, 16 de abril de 2012

RAH-66 Comanche: o helicóptero stealth que foi 'abatido' pelos UAV


O Boeing/Sikorsky RAH-66 Comanche foi um avançado helicóptero projetado para o US Army, com o objetivo de realizar missões de reconhecimento armado, incorporando tecnologia stealth. Ele também teria como função designar alvos para os helicópteros de ataque AH-64 Apache. Infelizmente o Programa RAH-66 foi cancelado em 2004, pouco antes de começar a produção em série.
O US Army cancelou a aeronave porque precisava alocar recursos para renovar sua frota de aeronaves de ataque, utilitárias e de reconhecimento. Outro fator importante foi ocrescimento da popularidade do uso militar das aeronaves não-tripuladas (UAV) nas tarefas de reconhecimento, que já tinham provado sua eficiência no Afeganistão e no Iraque.
Quando o Programa do Comanche  foi cancelado, já tinham sido investidos no US$ 6,9 bilhões no projeto da aeronave e ainda seriam necessários US$450-680 milhões adicionais.
Comanche, diferentemente de outros helicópteros adaptados, foi especialmente projetado para o reconhecimento armado. Era menor e mais leve que o Apache, sua fuselagem era feita de material composto, incorporando características stealth para evitar a detecção, como estações de armas retráteis e canhão escamoteável, superfícies facetadas e emprego de materiais radar-absorventes. A assinatura sonora da aeronave também era consideravelmente mais baixa que a das aeronaves da sua classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário