sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pesquisa: mídia online é a mais utilizada para a busca de notícias sobre tecnologia


O uso de tablets para acessar notícias aumenta consideravelmente
A internet continua sendo o meio mais popular entre os executivos seniores na hora de procurar notícias sobre a indústria de tecnologia. É o que mostra a pesquisa anual de 2012 realizada pela Eurocom Worldwide, rede global de relações públicas, em conjunto com o GrupoCASA, sediado em São Paulo. 78% dos entrevistados dizem procurar notícias sobre tecnologia a partir de mídias online, sensivelmente à frente dos 42% que procuram notícias em mídias sociais.
Os jornais impressos ocupam a terceira posição dentre as mídias mais populares para a pesquisa de notícias sobre tecnologia, sendo consultados por 40% dos entrevistados. 37% acessam notícias sobre tecnologia em jornais de alcance nacional. Um terço acessa as notícias através de pesquisas.

“Apesar de a mídia online ser o principal canal de notícias tecnológicas, a mída impressa tem se mantido notavelmente forte”, comenta Sandra Sinicco, do GrupoCASA. A pesquisa da Eurocom Worldwide revela que quase 70% dos entrevistados leem algum jornal impresso sobre a indústria de tecnologia ao menos uma vez ao mês, enquanto que 40% o fazem ao menos uma vez por semana.

“O desafio da mídia online, seja sobre tecnologia ou notícias em geral, continua sendo transformar número de acessos em dinheiro”, comenta Mads Christensen, diretor-geral da Eurocom Worldwide. “Evidências das nossas agências-membro pelo mundo sugerem que tanto os jornalistas de internet quanto os de mídia impressa estão tendo que trabalhar e produzir mais com menos recursos”.

20111110212606Segundo a pesquisa, 83% dos entrevistados acessam notícias digitais através de notebooks, em contraste aos 27% que usam desktops. 61% acessam as notícias pelo celular e, em relação à pesquisa do ano passado, o número de pessoas que utiliza tablets para ler notícias quase dobrou (de 16% para 30%). É a primeira vez em que os tablets ultrapassam os desktops na pesquisa.

“A melhoria na leitura dos tablets unida ao seu rápido crescimento pode encorajar a assinatura de conteúdos por novos usuários. Porém ainda não é certo que as publicações específicas para os tablets serão mais populares que as da mídia impressa”, acrescenta Sandra Sinicco, do GrupoCASA.

A pesquisa sobre a confiança em tecnologias, realizada pela Eurocom Worldwide, foi feita pela internet por agências-membro da Eurocom Worldwide entre janeiro e fevereiro de 2012. No total, houve 318 respostas, sendo que cerca de 80% delas vieram da Europa e 11% do continente americano.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário