sexta-feira, 27 de abril de 2012

Entrevista de emprego: quais são as suas motivações?


Saber quais são as suas motivações profissionais e pessoais é essencial antes de ir para uma entrevista de emprego. O recrutador pode não questionar isso de maneira direta, mas, descobrir isso é essencial para desvendar os reais objetivos do candidato.
“Como headhunter, o objetivo é entender o que faz brilhar os olhos do candidato, tanto no aspecto profissional quanto no pessoal”, afirma Alexandre Fantozzi, sócio da empresa de recrutamento e seleção Fantozzi & Associates.
“Por meio de outras perguntas, tento direcionar questionamentos para que eu possa entender qual a motivação do candidato como ‘por que você saiu da empresa ou por que você escolheu essta empresa?’”, explica Giuliano Carcagoli, consultor de mercado da consultoria Produtive.
Ambos afirmam que a pergunta é uma das mais importantes, no sentido de que, se o profissional responde de forma padronizada e sem refletir, acaba sendo selecionado para um cargo que não combina com o seu perfil.
Para Gerson Correia, sócio da Talent Solution, o que realmente motiva um candidato pode ser percebido pela maneira como ele se comporta durante a entrevista. “Linguagem corporal conta muito, se ele fala ereto e fala com propriedade e brilho nos olhos”, diz. “A gente tende a falar bastante e animadamente de assuntos dos quais gosta e de maneira monossilábica do que não gosta”, explica.
“Muitos candidatos acham que têm que responder de forma padrão. E, por isso, não são autênticos e sinceros”, afirma Fantozzi.
Especialistas afirmam que a pergunta não tem resposta certa ou errada, mas é preciso se atentar para alguns aspectos, confira:
Qual o seu objetivo profissional?
Faça uma reflexão do que você realmente almeja, mas fuja dos clichês. Se o que lhe motiva são projetos desafiadores, trabalho em equipe e pertencer a uma empresa multinacional, há diferentes maneiras de expor seus desejos.
A recomendação para que sua resposta não se limite a um discurso sonolento, o ideal é quantificar e exemplificar. Gosta de desafios? Cite o que você já fez, como encarou e como isso o motivou. Se trabalhar em uma empresa de grande porte é importante para você, cite nomes ou tipos de empresas que você admira.
Defina suas prioridades
Se o profissional gosta é de chegar cedo em casa durante a semana para ver a família é preciso deixar claro para o entrevistador que a família o motiva na vida pessoal. “Se o candidato já deixa claro que não pode trabalhar no domingo, não vou escolher ele para um cliente que opera em shopping, por exemplo, e onde é preciso trabalhar durante o final de semana”, explica Fantozzi.
Ele afirma que entender estes aspectos é importante, pois eles influenciam diretamente o desempenho e a produtividade do profissional quando for contratado.
O salário é um fator importante?
Carcagnoli afirma que se a remuneração fica acima do plano de carreira para um candidato, é sinal de que se uma outra empresa fizer uma proposta, o candidato ficará tentado a aceitar a oferta de emprego.
Para ele, isso pode ser ruim para a empresa e se ficar claro, durante a entrevista, que o profissional é movido pela questão financeira, a chance dele conseguir a vaga diminui.
www.exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário