terça-feira, 5 de novembro de 2013

Como a internet mudou o conceito de poder nos últimos cinco anos

Por: Leandro Meireles


“A nova era da informação e as novas mídias fazem parte de um importante novo elemento de poder”, afirma, em entrevista ao Gizmodo Brasil, Joseph Nye, professor da Universidade de Harvard, criador da teoria do “soft power” e um dos responsáveis pelo conceito de neoliberalismo. Segundo Nye, os custos da produção da informação tiveram uma queda drástica, o que acabou afetando a política e os grupos no poder. “Instituições e organizações, incluindo partidos políticos tradicionais, ficaram enfraquecidos. Por outro lado, a capacidade que um grupo de cidadãos tem para se organizar aumentou”, explica Nye, que aponta como resultado deste processo as manifestações no Oriente Médio, no Brasil e também nos Estados Unidos, com movimento Occupy Wall Street.
Com os cidadãos mais conectados, a forma de fazer política nos últimos anos também mudou. O financiamento de campanha por meio da internet foi um sucesso na primeira eleição de Barack Obama, em 2008, e as redes sociais viraram ferramentas poderosas para manter uma conversa mais direta com o eleitor, inclusive nas últimas eleições aqui no Brasil. “A internet e as mídias sociais foram responsáveis por um salto de qualidade nas campanhas”, afirma o professor Robert Shrum, professor da New York University e consultor político do Partido Democrata dos Estados Unidos entre 1972 e 2004.
Mas, ao mesmo tempo que a internet é um novo elemento de poder e o cidadão tem mais força para lutar contra o Estado, este mesmo Estado também usa a internet para vigiar e fiscalizar a vida do cidadão com mais rigor. Informações sigilosas divulgadas pelo Wikileaks contra governos e empresas, por exemplo, podem constranger e derrubar políticos. Por outro lado, agências de inteligência de governos e até empresas monitoram todo tipo de comunicação que é feita pela internet e até por telefone, colocando o conceito de privacidade em xeque. Leia mais...
Fonte: GIZMODO

Nenhum comentário:

Postar um comentário