sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

6 carreiras para profissionais acima dos 40 anos de idade


Alguns dizem que os 40 são os novos 20. Ao completar 40 anos, a vida pode estar só começando, mas e o mercado de trabalho? Para Marshal Raffa, diretor executivo da Ricardo Xavier Recursos Humanos, com o apagão de talentos e a dificuldade de encontrar profissionais “prontos”, aqueles com experiência ganham destaque.
Para os especialistas, 40 anos é a idade ideal para se reinventar. De acordo com Ane Araújo, sócia-diretora da Marcondes Consultoria, muitas insatisfações profissionais e pessoais podem continuar mesmo quando você muda de área de atuação. Por isso, antes de mudar drasticamente de profissão, ela recomenda avaliar e fazer o que realmente gosta.
Chef
Para Ane, alguns profissionais só “passam a viver” quando estão fora do ambiente de trabalho, mais precisamente quando estão praticando um hobbie.
Para os cozinheiros de finais de semana que pensam em um dia se tornar chef de cozinha de um hotel ou restaurante é preciso investir em cursos. Há desde cursos profissionalizantes, de graduação ou em escolas renomadas como a francesa Le Cordon Bleu em Paris.
Consultor Financeiro
Com experiência na área financeira, o profissional com visão estratégica e conhecimento na administração de investimentos, seguros, planejamento financeiro, entre outros, pode se tornar um consultor. A atuação pode ser como como autônomo ou empregado.
Um dos objetivos é assessorar o cliente financeiramente. E é preciso comprometimento e racionalidade para lidar com o dinheiro dos outros. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF) é a única entidade afiliada ao Financial Planning Standards Board – FPSB e autorizada para conceder o certificado CFP (Certified Financial Planner).
Personal Trainer
Os exercícios físicos são essenciais para aqueles que se preocupam com a saúde e o bem estar. Enveredar pela carreira de personal trainer pode ser vantajoso para quem já é adepto às academias e gosta de auxiliar outras pessoas (principalmente se for da sua idade) a superar limites.
Para atuar no mercado é preciso ter graduação no curso de Educação Física.
Coach
Executivos com experiência podem se tornar coaches, em que o papel principal é desenvolver o profissional que o procura. Ou seja, desenvolve as habilidades que ele já possui e as que ele deseja, como a liderança. O coach dá instrumentos para desenvolver aptidões tanto no campo profissional como pessoal, afirma Raffa.
O Instituto Brasileiro de Coaching tem curso de pós-graduação e especialização para interessados em seguir carreira. Profissionais com experiência na área de Psicologia e Recursos Humanos podem se especializar com cursos e workshops.
Mentor
No processo de mentoring, o profissional compartilha suas experiências e tira dúvidas com o tutorado. Para atuar no cargo de mentor, é preciso ser apaixonado pela profissão e área que atuou e saber dar feedback.
“É um papel bastante interessante, vejo como uma boa maneira de fechar a carreira com chave de ouro”, afirma Ane.
Conselheiro
Para seguir a carreira de conselheiro é necessário ter bastante experiência. Para Patrícia Molina, sócia da consultoria KPMG, atualmente profissionais sêniores da área financeira e de infraestrutura têm vantagens em conseguir um cargo no conselho de empresas.
www.exame.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário