Relatório do Sipri aponta incremento de 1%, somando 1,7 trilhão de dólares, apesar de cortes nos países dependentes do petróleo. EUA e China continuam sendo maiores gastadores e Arábia Saudita chega ao terceiro lugar.
Um relatório divulgado pelo Instituto de Estudos da Paz em Estocolmo (Sipri, na sigla em inglês) nesta terça-feira (05/04) revela que os gastos militares em todo o mundo aumentaram 1% em 2015, marcando o primeiro aumento desde 2011. No total, quase 1,7 trilhão de dólares foram gastos mundo afora.
Ainda assim, muitos países reduziram drasticamente seus orçamentos militares em razão da queda do preço do petróleo e de dificuldades econômicas.
"Por um lado, as tendências dos gastos refletem o agravamento de conflitos e tensões em muitas partes do mundo e, por outro, demonstram um claro rompimento em relação ao aumento dos orçamentos militares financiados com recursos do petróleo na última década", afirmou em comunicado o diretor do Sipri para pesquisas sobre gastos militares, Sam Perlo-Freedom. "Essa volátil situação econômica e política cria um quadro de incertezas para os próximos anos", observou. Leia mais...
Fonte > Defesanet
Nenhum comentário:
Postar um comentário