segunda-feira, 4 de junho de 2012

Jovens são maioria na busca por franquias, diz pesquisa


Um levantamento feito pela Franchise Store mostra que 45% dos interessados têm até 30 anos

Getty Images
Jovens laptop
São Paulo – Um balanço feito pela consultoria Franchise Store mostrou o perfil dos interessados em abrir uma franquia no Brasil. Com dados coletados dos atendimentos da empresa, a pesquisa mostra que 81% das pessoas que buscam um negócio deste tipo têm entre 21 e 40 anos, sendo que 45% tem até 30 anos. “Existe um interesse muito grande de um público jovem”, disse Filomena Garcia, sócia da consultoria, em conversa exclusiva com Exame.com.
Na divisão entre os sexos, os homens ainda são maioria na busca por franquias. “Hoje, é 60% masculino e 40% feminino. Mas, há dois anos, as mulheres representavam 30%”, diz Filomena.
Segundo ela, a região Sudeste é origem da maioria dos candidatos, com 54%. O Nordeste, no entanto, chama a atenção da consultora. “É a região que mais cresce, com 18% dos interessados”, conta.
Este é um movimento do franchising brasileiro como um todo, com cada vez mais redes olhando para o mercado nordestino e enxergando o potencial da região. Em seguida, aparecem Sul, com 12%, Centro-Oeste, com 10%, e Norte, com 6%.
Hoje, 26% dos interessados em abrir uma franquia são formados em Administração, 10% em Direito e 6% em Engenharia. Filomena ressalta que 20% das pessoas que buscam uma franquia já são empresárias. “É um índice muito alto. Outros 11% são autônomos, ou seja, pessoas que já entendem o risco de um negócio”, explica.
Outro fator apontado na pesquisa é o potencial de investimento dos interessados. Neste quesito, 39% dos ouvidos dizem ter no máximo 10 mil reais para começar, 21% falaram teraté 50 mil reais, 24% garantem ter até 100 mil reais.
Nos valores mais altos, 11% dos empreendedores estão dispostos a investir até 250 mil reais, 4% desembolsaria até 500 mil reais e apenas 1% investiria em uma franquia de 1 milhão de reais. “É curioso que a maioria diz que não tem mais do que 100 mil reais, mas acaba fechando negócios por mais de 250 mil reais. Acho que as pessoas têm receio de dizer quanto querem investir de cara”, justifica.
Em relação aos segmentos mais procurados, alimentação, saúde e beleza, vestuário e serviços aparecem com destaque. “Mas 80% dos interessados não têm ideia de qual franquia pretendem abrir”, diz.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário