quinta-feira, 21 de junho de 2012

Internet popular poderá ser mais veloz


O governo federal poderá revisar a velocidade mínima estabelecida para as conexões do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), atualmente de 1 megabit por segundo (Mbps). Essa medida poderia vir, segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em contrapartida à política de desoneração dos investimentos em redes de dados e isenção fiscal de aparelhos de acesso a internet, como os smartphones, por exemplo.
O ministro não deu detalhes sobre o momento ou a proporção de aumento da velocidade mínima do plano de internet popular, que custa R$ 35 por mês. "Temos que prever o que vai acontecer. Não adianta chegar em 2014 e falar que ninguém quer esse plano porque, pelas condições que ele oferece, ficou caro", disse o ministro, em entrevista concedida no 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. "Pode ser que, em 2014, ninguém queira 1 megabit por 35 reais", completou ele.
Outro aspecto que o governo tem considerado no plano de internet popular é o limite para baixar arquivos (download). O ministro disse que essa queixa não é de todos os usuários. "Se você é um nerd, uma pessoa que gosta de fazer uso dos recursos mais sofisticados da internet, claro que precisará de 8 megabits para baixar um filme, por exemplo", disse. Ao ser lançado, o PNBL previa a oferta de planos de internet com 512 Kbps, mas a presidente Dilma Rousseff exigiu que a velocidade mínima do programa atingisse 1 Mbps.
Fonte:  Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário