segunda-feira, 4 de junho de 2012

O empreendedor deve controlar tudo na empresa?


Homem estressado 
Respondido por Marcio de Oliveira Santos Filho, especialista em empreendedorismo
Um estudo da University College London, na Grã-Bretanha, concluiu que a melhor decisão é sempre fruto de uma discussão entre dois indivíduos ou mais, ou seja, eles provaram que "duas cabeças pensam melhor do que uma".
É claro que uma pequena empresa usualmente tem a tomada de decisão muito centralizada no fundador ou em outro sócio, mas, a princípio, o perfil controlador não é saudável para o crescimento do negócio. O ponto central a ser discutido é sobre o limite de centralização da tomada de decisão e controle operacional da empresa para que ela consiga escalar. É evidente que o empreendedor deve saber tudo que se passa em sua empresa, mas é impossível controlar e centralizar todas as decisões que devem ser tomadas.
Os projetos que se tornam empresas de sucesso têm equipes altamente qualificadas, focadas na execução, lideradas por pessoas competentes e com boa visão de negócio. Fazendo uma analogia, um time de futebol só funciona bem se os 11 jogadores quiserem jogar, seguirem a estratégia do técnico e souberem trabalhar em equipe, ou seja, aproveitando a habilidade e posicionamento de cada jogador em campo. Em uma empresa, a lógica é semelhante.
O empreendedor não deve controlar tudo, pelo contrário, deve ter um time competente para delegar grande parte do trabalho operacional e focar na estratégia organizacional, contato direto com o cliente e mercado em geral.
Para conseguir delegar tarefas e motivar, faça com que os funcionários sintam-se donos do negócio, com programa de stock options, por exemplo. Desenhe processos bem definidos e atribua responsáveis para cada processo com metas bem claras e factíveis de serem alcançadas.
Estabeleça rotinas de aferição de resultados, sendo que cada responsável pelo processo deve apresentar os números/atribuições de sua área com justificativas e planos de ação. Crie um conselho consultivo com pessoas de fora do seu negócio para opinar com uma visão imparcial.
Seguindo essa direção o empreendedor vai instituir um nível de governança corporativa interessante em sua empresa, consequentemente vai adicionar valor ao seu negócio e a empresa vai avançar de forma positiva no seu mercado de atuação.
Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário