quinta-feira, 3 de maio de 2012

Conheça os 10 Criadores da Internet




Toda a invenção parte de um princípio que pode se arrastar durante anos. Foi assim com o avião, a TV, o computador pessoal e logicamente com a internet. Portanto, buscar um “pai” nesses casos é algo injusto. Pensando nisso que a equipe do Mashable fez uma lista com as 10 pessoas que mais ajudaram a moldar oworld wide web o popular www da nossa cultura virtual.

Confira abaixo os dez sujeitos que mais colaboraram para a existência das linguagens que temos hoje:

1- Tim Berners-Lee

Creditado como o inventor da World Wide Web. Um físico, Berners-Lee e sua equipe construíram o primeiro navegador da Web do mundo, WorldWideWeb, o servidor web primeiro e o HyperText Markup Language - HTML.

Berners-Lee fundou e é o atual diretor do World Wide Web Consortium (W3C), um organismo de normalização que supervisiona o desenvolvimento da web como um todo.

2 - Marc Andreessen

Co-autor do Mosaic, o primeiro navegador web amplamente utilizado e fundador da Netscape Communications.

Embora Mosaic não seja o primeiro navegador gráfico, foi o primeiro a merecer a atenção significativa e o pioneiro ao exibir imagens inline com texto.

O Mosaic deu origem ao Netscape Netscape Navigator que teve um enorme impacto, ajudando a levar a web aos usuários mainstream. Em 1998, a Netscape liberou o código-base para o Netscape Communicator sob uma licença open source. Esse projeto, conhecido como Mozilla, se tornou a base do que hoje conhecemos como Firefox, o segundo navegador mais utilizado do mundo.

3 - Brian Behlendorf 

Foi o principal desenvolvedor do Apache Web Server e um dos membros fundadores do grupo Apache. Enquanto trabalhava como webmaster do site da Wired Revistas. Encontrou-se fazendo alterações e correções para o servidor HTTP inicialmente desenvolvido no NCSA na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Depois de perceber que os outros também foram adicionando seus próprios patches, ele reuniu uma lista de endereços eletrônicos para ajudar a coordenar o trabalho.

Em fevereiro de 1995, o projeto tinha sido dado um nome - Apache - e toda a base de código do servidor NCSA original foi reescrito e re-otimizada. Contruindo, então, uma linguagem expansível, fazendo com que os ISPs pudessem adicionar facilmente suas próprias extensões ou plugins para otimizar o servidor, permitindo a hospedagem de centenas de sites a partir de um computador servidor apenas. Apache continua a ser o servidor web mais popular da Internet.

4, 5, 6. Suraski Rasmus Lerdorf, Andi Gutmans e Zeev 

Lerdorf, Gutmans Suraski e são todos responsáveis por aquilo que conhecemos como PHP (Hypertext Preprocessor), a linguagem de script que continua a ser uma das mais utilizadas na Web para criar páginas dinâmicas. Rasmus Lerdorf criou pela primeira vez em 1995, PHP e ele foi o principal desenvolvedor do projeto para as suas duas primeiras versões.

Em 1997, Gutmans e Suraski decidiu prorrogar PHP, criando o que ficou conhecido como o PHP 3. Os dois então passaram a reescrever o núcleo do PHP, desenvolvendo, mais tarde a quarta geração da linguagem.

7. Brad Fitzpatrick 

Criador do LiveJournal e do protocolo de autenticação para o OpenID original.

Fitzpatrick criou LiveJournal na faculdade, para que ele e seus amigos permanecessem atualizados sobre o dia a dia de cada um. Isso evoluiu para uma comunidade maior de blogs com diversas funcionalidades, como Listas de Amigos, enquetes, suporte para clientes blog, envio de mensagens de texto e a criação de blogs de grupo. O que desenvolveu um padrão na criação de comunidades sociais como o Facebook , Tumblr , MySpace , WordPress .com e etc.

O LiveJournal cresceu e começou a usar mais e mais recursos, Fitzpatrick começou o projeto memcachedcomo uma forma de acelerar as aplicações os bancos de dados. Ele faz isso através da reunião à memória livre de todos os servidores web distribuindo conforme necessário. Memecached está em uso na Wikipedia , Flickr , Facebook, WordPress, Twitter, entre outros.

8 - Brendan Eich 

Criador do JavaScript que agora ocupa o cargo de CTO (Chief Technology Officer) da Mozilla Corporation. Eich criou o Java, primeiro sob o nome de Mocha, depois LiveScript e, finalmente, como JavaScript que fez sua estreia em Dezembro de 1995.

JavaScript rapidamente se tornou uma das linguagens de programação mais popular da web, utilizada no inicio como uma aplicação visual. Com o passar do tempo a linguagem cresceu. Houve o advento das bibliotecas e frameworks JavaScript, juntamente com o poder do Ajax JavaScript integrando inúmeros padrões na internet que utilizamos hoje.

9 - John Resig 

Principal criador e desenvolvedor do jQuery, a mais popular biblioteca JavaScript na web.

Nos últimos dois anos, especialmente, o movimento em torno jQuery explodiu e agora é supostamente utilizado por 31% dos 10.000 top sites mais visitados. É o conjunto de ferramentas que faz sua aprovação popular no desenvolvimento de aplicações corporativas.

10 - Jonathan Gay 


Foi co-fundador da FutureWave Software e por mais de uma década, o programador principal e visionário por trás Flash.

Em um cenário onde os usuários estão se dividindo sobre o futuro e aplicações do Adobe Flash, deve-se lembrar a importância dessa tecnologia nos últimos 15 anos. Gay escreveu um programa de desenho vetorial SmartSketch chamado de volta em 1993 para o sistema operacional Penpoint, que foi extinto mais tarde, a tecnologia em SmartSketch foi reaproveitada como uma ferramenta que poderia criar uma animação e ser reproduzida em páginas.

Este produto, FutureSplash Animator, foi adquirida pela Macromedia em 1996 e rebatizado Flash. Após a aquisição, Gay se tornou vice-presidente de Engenharia da Macromedia e liderou a equipe de engenharia do Flash. Ao longo dos anos, sua equipe programou novos elementos para o Flash, como Actionscript.

No entanto, talvez a maior realização de com o Flash estava no time que ele liderou para criar o que era então conhecida como o Flash Communication Server que permite o  uso do protocolo RTMP para transmitir áudio e vídeo pela web. Em essência, essa tecnologia foi primordial para a criação do YouTube .
Fonte: pitacosmodernos

Nenhum comentário:

Postar um comentário