sábado, 19 de maio de 2012

Dicas para dirigir bem




- Dirija com Calma – evite acelerações bruscas desnecessárias, isso faz o consumo de combustível crescer muito por exigir muito do motor, coloque um limite máximo de rotação ao dirigir – 3500 giros são mais que suficientes para uma condução ágil no carregado trânsito urbano, mesmo para motores 1.0 – pode economizar mais de 30% !


- Mantenha o carro com a manutenção em dia - Mantendo a injeção eletrônica regulada, filtros de ar, óleo e combustível sempre novos (trocas a cada 10 mil km) faz com que o carro consuma menos. Um filtro de ar entupido, por exemplo, força o motor desnecessariamente, e o custo da troca de um filtro de ar é menor do que a economia proporcionada por um filtro limpo no primeiro tanque! A bomba de combustível também precisa estar em ordem para gastar menos.


- Calibre os pneus – Pneus descalibrados aumentam em até 30% o consumo, pois aumentam a banda de rodagem em contato com o asfalto – e deixam até o volante mais duro nas manobras, além de desgastar de maneira irregular os pneus. Manter as rodas alinhadas também ajuda.


Planeje melhor os horários - essa dica é difícil de implementar, mas ainda assim é valida – planejando melhor seus horários, você evita trânsito, e com isso, evita queima desnecessária de combustível.


Evite o uso de ar-condicionado – O compressor do ar-condicionado puxa força do motor, conseqüentemente gasta mais combustível – mas essa dica é relativa, janelas abertas também fazem gastar mais combustível por aumentar o arrasto aerodinâmico – faça o teste com seu carro!


- Faça as contas – álcool compensa mesmo? faça as contas de quanto seu carro consome com álcool e com gasolina, dependendo do veículo, temos uma falsa impressão de economia ao abastecer o carro com o etanol – e, dependendo do Estado, não vale mesmo a pena. É fácil – encha um tanque com álcool e rode até o fim, faça a conta de quantos Km por Real gasto, depois faça a mesma conta com gasolina.


- Faça o teste – Teste o combustível de mais de um posto – combustível adulterado faz o carro gastar mais, além do desgaste mecânico. Faça as mesmas contas de Km por Real gasto.


- Cuidado com caminhos alternativos – fugir das grandes avenidas por ruas com valetas, lombadas, faróis, etc, podem até valer alguns minutos, mas o acelera e pára pode fazer o gasto de combustivel aumentar! Faça as contas!


- Livre-se do peso morto! – As vezes largamos coisas no porta-malas, no banco traseiro, debaixo do banco só por preguiça de tirar do carro, mas isso é gasto desnecessário!


- Respeite os limites de velocidade – é óbvio – velocidade mais alta = consumo maior! fora o risco de multas e acidentes graves!


- Use uma marcha alta – as vezes deixamos a rotação alta, 2a ou 3a marcha por exemplo a 60km/h – à essa velocidade, uma 5a marcha serve perfeitamente, sem perder velocidade.


- Evite percursos curtos – O carro quando frio consome mais, e percursos curtos como ir até a padaria, ou a locadora ou o açougue perto de casa podem ser muito bem feitos a pé, economizando combustível e contribuindo para sua saúde, seja por menos CO2 no ar e por mais exercícios! E, quando frio, o carro polui MUITO mais!


- Use uma bicicleta! – essa dica traz 100% de economia de gasolina! trocando seu carro por uma bicicleta, você ganha em saúde, não fica preso em congestionamentos, acha lugar para estacionar com maior facilidade, economiza em IPVA, economiza com seguro, economiza com manutenções…

foto: Danilo Ferreira
fonte: adaptado livremente daqui

Fonte: autozine

Nenhum comentário:

Postar um comentário