sexta-feira, 31 de maio de 2013

Plantas não crescem perto de roteadores WiFi

DM.COM.BR
OLIVIA PROENÇA

Na Dinamarca, cinco estudantes da escola Hjallerup, descobriram que plantas não crescem perto de roteadores Wi-Fi. 
Quando as garotas perceberam que, ao dormir com o celular próximo de suas cabeças, não conseguiram se concentrar nas aulas do dia seguinte. 
Depois disso, o grupo decidiu testar o efeito da radiação de celulares no cérebro humano. Como as garotas não tinham acesso à estrutura necessária para fazer um estudo dessa magnitude, mostraram o efeito da radiação em uma planta. 
As estudantes organizaram bandejas com sementes de um tipo de agrião. Foram colocados 6 recipientes em uma sala de radiação. O restante ficou próximo a dois roteadores. Segundo os cálculos das alunas, o roteador emitia o mesmo tipo de radiação de um celular comum. 
Durante 12 dias as plantas foram analisadas. A equipe observou no fim do período, que boa parte das plantas estava morta ou não havia crescido. Enquanto na sala sem radiação, as sementes de agrião germinaram. 
Para que o efeito do roteador sobre as plantas seja comprovado, o experimento precisa ser replicado por algum cientista. Um professor de neurociência do Instituto Karolinska, na Suécia, tentará refazer o teste para comprovar os resultados. 
Imagem mostra a diferença entre as plantas que cresceram na sala sem radiação para as que ficam próximas aos roteadores. Foto: Divulgação/Kim Horsevad



Imagem mostra a diferença entre as plantas que cresceram na sala sem radiação para as que ficam próximas aos roteadores. Foto: Divulgação/Kim Horsevad

Nenhum comentário:

Postar um comentário