sexta-feira, 10 de maio de 2013

Grupo diz ter criado 1ª arma feita inteiramente com impressora 3D


Desenhos em 3D da arma foram disponibilizados na internet. Arma foi testada pelo grupo nos Estados Unidos com sucesso.


Um grupo dos Estados Unidos criou a primeira arma feita inteiramente em uma impressora 3D, segundo reportagem da “BBC”. No domingo (5), o grupo, chamado “Defense Distributed”, começou a disponibilizar na internet os desenhos em 3D da arma, que foi testada com sucesso no sábado (4) na cidade de Austin, no Texas (veja o vídeo abaixo).
“Muitas pessoas não esperavam que isso poderia ser feito”, disse Cody Wilson, de 25 anos, 

“Muitas pessoas não esperavam que isso poderia ser feito”, disse Cody Wilson, de 25 anos, líder do grupo, que passou um ano tentando criar a arma de fogo.
As impressoras 3D usam fios de plásticos para construir objetos camada sobre camada. Segundo a “BBC”, quando essa tecnologia se tornar mais barata, em vez de comprar os produtos nas lojas, os consumidores serão capazes de baixar os desenhos em 3D na internet e imprimi-los em casa.
Chamada “Liberator”, a arma foi feita em uma impressora 3D de US$ 8 mil e montada por meio de 16 peças de plástico ABS impressas separadamente – alguns itens, como o prego, é de metal. A arma é capaz de disparar cartuchos convencionais de pistola.

Perigos

Em entrevista à “BBC”, Wilson disse que existe uma demanda muito grande por armas de fogo. “Eu vejo um mundo onde a tecnologia diz que você será capaz de ter o que quiser. Não cabe mais aos políticos”. Perguntado se ele sente qualquer responsabilidade sobre onde essas armas podem chegar, ele disse: “Eu reconheço que a arma pode ser usada para prejudicar outras pessoas, já que é uma arma de fogo. Mas eu não acho que isso seja motivo para não fazê-la”, completou.
Para fazer a arma, Wilson recebeu uma licença de fabricação e de venda da Agência Federal de Explosivos e Armas dos EUA, a ATF. Donna Sellers, da ATF, disse à BBC que a arma feita pela impressora 3D era legal nos EUA. “Nos EUA, uma pessoa pode fabricar uma arma de fogo para uso próprio. Porém, se ela começar a fabricar armas para a venda, pode precisar de uma licença”, disse.
A Europol, polícia europeia, afirmou que atualmente os criminosos ainda buscam armas de fogo por meio dos caminhos tradicionais. “Mas, com o passar do tempo e com a tecnologia se tornando mais amigável e rentável, é possível que os riscos surjam”, disse Victoria Baines, da Europol.
FonteG1/Forte


Nenhum comentário:

Postar um comentário