domingo, 30 de setembro de 2012

Brasileiro cria mapa colaborativo que mostra onde 3G não funciona

Ferramenta ainda ajuda a descobrir quais são as operadoras com a pior cobertura
Kaluan Bernardo

O designer de interações Daniel Souza desenvolveu um mapa colaborativo para que as pessoas ajudem a mostrar quais são os piores locais com sinal 3G no Brasil e as operadoras que prestam o pior serviço de internet móvel.

mapa mostra os pontos com mais reclamações e as cores respectivas a cada operadora. Além disso, é possível ver os relatos mais detalhados de usuários criticando o sinal ruim do 3G. 

Em entrevista ao Olhar Digital, Souza defende o valor da ideia. "Se você procurar no site das operadoras, tem somente um mapa de cobertura, mas não existe um que mostre as falhas. Meu objetivo é bem simples: muitas vezes vamos para um lugar e precisamos saber se o 3G funciona ou não antes de ir para lá", diz.

Para alimentar o serviço, basta enviar um simples relatório dizendo onde o seu3G não funciona,  informar qual a operadora e fornecer dados facultativos como nome e e-mail. Há também a possibilidade de criar um tuíte geolocalizado com a hashtag #3GFail. Além disso, o serviço conta com  aplicativo para Android ou iOS

"Muitas vezes somos surpreendidos com áreas cegas de cobertura, conexões lentíssimas e instáveis. E você só descobre que um local não tem cobertura quando tenta usar seu 3G", diz Daniel em seu blog. "Há algum tempo tinha percebido que a Anatel só 'dorme no ponto', e fiquei pensando em como resolver este problema, ou pelo menos entender o tamanho dele", completa.

Souza explica que a intenção é que, no futuro, o usuário consiga fazer o relato sem precisar de internet já que a ideia da reclamação normalmente surge exatamente quando o 3G falha. "Essa é uma plataforma que poderia ser usada, por exemplo, pela Anatel", comenta Souza.

Até às 16h36 desta quarta-feira, 26, a líder de insatisfação era a Tim, com 20 reclamações, seguida por Claro (13), Vivo (11) e Oi (9).

Via: olhardigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário