sábado, 12 de maio de 2012

Ministro admite que fronteiras brasileiras são vulneráveis


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, admitiu nesta quinta-feira, 28, que há um “nível elevado de vulnerabilidade” nas fronteiras do Brasil e prometeu aperfeiçoar o combate ao crime organizado.
“Temos vários pontos vulneráveis em nossa fronteira. Estamos aperfeiçoando o controle. É claro que é impossível uma solução imediata para problemas históricos, mas garanto que estamos achando o caminho”, disse.
Cardozo disse ainda que pretende combater o crime com uma maior “integração” entre as forças de segurança, sem explicar, no entanto, com qual estrutura e verba.
Foto do site: blogdainseguranca
Nesta quinta, o ministro da Justiça lançou em Foz do Iguaçu o primeiro Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, que deve ser instalado em 11 estados brasileiros. O objetivo da unidade é permitir a troca de informações e ações conjuntas entre as polícias estaduais, federal e órgãos de fiscalização.

‘Problemas localizados’

Cardozo ressaltou que o corte de R$ 1,5 bilhão anunciado para o ministério da Justiça não vai comprometer as atividades da Polícia Federal, embora ele mesmo já tenha determinado uma diminuição de 35% dos gastos com diárias de policiais “em missão” ou em “operações oficiais” em comparação com 2010.
De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a medida já prejudica ações nas fronteiras do país. Cardozo afirmou, no entanto, que se tratava de “problemas localizados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário