terça-feira, 8 de maio de 2012

Exército Brasileiro monta bloqueio na BR 317 e hasteia bandeiras do Brasil e Acre em região de conflito


 Exército Brasileiro monta barreiras em região de conflito entre seringueiros brasileiros e soldados bolivianos que estariam expulsando famílias de seringueiros brasileiros que residem em terras da Bolívia que faz fronteira com os municípios de Capixaba e Plácido de Castro.
A Operação já estava marcada para acontecer nesse período do ano onde o Exército Brasileiro cumpre seu dever legal previsto na Constituição Federal e nas Leis Complementares 97/1999 e 117/2004, ou seja, o Exército passa a ter poder de polícia nas regiões de fronteiras e desenvolve diversas atividades no combate aos crimes fronteiriços.
A Operação Curare faz referencia ao termo indígena “curare” que é a uma espécie de veneno usado nas flechas para caça de subsistência.
O Curare é um composto químico orgânico é extraído de casca de cipós de plantas encontrados na selva amazônica que possuem intensa e letal ação paralisante, ou seja o objetivo da Operação militar é paralisar as ações criminosas nas regiões da fronteira.
A operação tem como finalidade intensificar a presença do Exército Brasileiro na faixa de fronteira do Acre com a Bolívia e Peru reprimindo os crimes transfronteiriços.
No Acre a operação acontece simultaneamente nos municípios de Capixaba, Tarauacá, Feijó, Jordão, Santa Rosa do Purus, Assis Brasil e Plácido de Castro.
No caso especifico de Capixaba onde são registrados conflitos entre soldados bolivianos e famílias de seringueiros brasileiros expulsos do território boliviano, a operação início no último domingo, 06, com a realização de uma solenidade que contou com a presença de autoridades civis e militares, onde as bandeiras do Acre e do Brasil foram hasteadas no lado brasileiro no ramal Brasil/Bolívia que divide os dois países.
A cerimônia foi acompanhada de longe por moradores da Vila Rapirã e integrantes das forças da Bolívia.
De acordo com informações do Coronel Danilo Alencar, Comandante do 4º Batalhão de Infantaria e Selva, durante a operação, será intensificada a vigilância na faixa de fronteira no estado do Acre por meio de patrulhamentos terrestres, aéreos e fluviais.
Na região foram montados postos de bloqueio e controle nas estradas e nas calhas dos rios para a realização de revistas em viaturas e embarcações.
Durante a Operação também serão desenvolvidas ações de caráter cívico-social, com destaque para o atendimento médico e odontológico a população dos municípios.
A Operação Curare IV conta com a participação de militares do Exército e de integrantes de órgãos de segurança e fiscalização, como por exemplo a parceria entre a Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, Polícia Civil, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
“ Esse suporte proporciona maior eficiência e rapidez nas ações de repressão, fiscalização e apoio à população” afirmou o Tenente Ramon Bonaparte.
FONTE/Forte/ FOTO: ac24horas.com
COLABOROU: M. Meyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário