sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Como criar um Twitter


Fernando Augusto

Como Usar o Twitter

Então, vamos falar um pouco sobre a utilização dessa rede social que pode se transformar numa incrível forma de relacionamentos e negócios na internet.
O Twitter é um sistema de mensagens interessante e prático em tempo real para grupos e amigos. Então, aqui vai um guia para iniciantes para lhe ajudar a começar.

O que é Twitter?


O Twitter foi criado em 2006 e é considerado uma plataforma de microblogging e também uma rede social, onde os usuários enviam mensagens uns para os outros em até 140 caracteres. Esse limite de caracteres faz com que  cada mensagem possa ser enviada como um alerta de SMS. Sabemos que não dá para falar muita coisa em 140 caracteres, mas isso faz parte do charme do Twitter.
Na verdade, o Twitter é um serviço online que permite transmitir mensagens curtas para seus amigos ou “seguidores”. Ele também permite que você especifique quais usuários do Twitter você quer seguir e assim você pode ler suas mensagens em um único lugar.
As mensagens são chamadas de tweets e aparecem no perfil do usuário e de seus seguidores. Os seguidores – também chamados de followers –  são as pessoas que seguem um determinado usuário. Parece complicado, mas não é. Os following, são os usuários que eu sigo e os followers são os usuários que me seguem.
Você tem a opção de colocar suas mensagens como privadas ou públicas e assim selecionar quem poderá visualizar suas mensagens.

Como criar uma conta no Twitter

Antes de mais nada, é preciso criar uma conta no Twitter. O serviço é GRATUITO. Acessehttp://twitter.com/ e clique em signup now. Na página seguinte, preencha os dados e clique em create my account.
Para melhores resultados, use seu nome verdadeiro quando se inscrever, caso contrário, seus amigos não serão capazes de encontrá-lo facilmente. Também é importante colocar sua foto.
Preencha agora a verificação de palavras e clique em finish. Pule todas as demais etapas clicando sempre em step.
Ao término das etapas, surgirá seu primeiro contato efetivo com o Twitter, ou seja, a home (página inicial do seu perfil). Sua página inicial, no começo, estará em branco, pois é preciso seguir outros usuários para começar a receber as informações.
Agora que você tem uma conta no Twitter, diga aos seus amigos seu nome de usuário ou enviá-los o link para sua página do Twitter. Cada usuário tem sua própria página, na formatwitter.com / username (Exemplo: a minha página do Twitter é twitter.com/SeuNegocioNet).

Conhecendo a página inicial (home) do Twitter

Na página inicial (home) você verá, à esquerda o seu nome de usuário, seu avatar (foto) e, logo abaixo, quantos tweets você já enviou. Um pouco mais embaixo vemos quantas pessoas seguimos (following), quantas nos seguem (followers) e de quantas listas fazemos parte. Na guia Home, temos os seguintes links:
. @nossonome, que são as respostas que recebemos de nossos amigos
. as direct messages: são as mensagens ocultas (só o destinatário lê)
. favorites: tweets que marcamos com estrelas
. Retweets: tweets que retuitamos e que fomos retuitados (detalhes mais adiante)
Na coluna da direita temos a caixa de texto, que usamos para escrever nossas mensagens (tweets) e para responder (reply) as mensagens de outras pessoas.

Como começar a seguir outras pessoas no Twitter

Você pode começar seguindo o perfil do @seumentor. Clique aqui e quando aparecer a minha página no Twitter, clique no botão follow. A seguir, clique no linkhome (que fica no alto da página, à direita) para voltar a sua página inicial e você já começará  a ler as minhas mensagens.
Clique em nossos followers ou following e repita os passos anteriores. Para encontrar alguém conhecido, escreva o nome de usuário dele na caixa de busca (search).
Como enviar tweets, replies, RTs e direct messages no Twitter
Para enviar uma mensagem (tweet), clique sobre o espaço em branco da caixa de textos, escreva sua mensagem e clique em tweet. Para responder a um tweet, passe o mouse sobre a mensagem e encontre uma setinha. Clique sobre a palavra reply. Na caixa de texto aparecerá uma arroba (@) na frente do nome da pessoa que irá receber a resposta. Digite a resposta e clique em tweet.
O RT ou retweet,  é  uma forma de enviar a todos os seguidores (followers) um tweet recebido. Para dar RT em um tweet, basta passar o mouse sobre o tweet e clicar em Retweet, para que automaticamente aquela mensagem chegue a todos os seus seguidores.

Outras características do Twitter

Como o espaço para escrever mensagem é restrito a 140 caracteres, é de bom tom usar um serviço do tipo encurtador de url para enviar links. Recomendo o Migre.me e oZapt.
Existem também as hashtags (marcadores) que são antecedidas por um sinal #. Exemplos: #bjsmeliga #comofaz #medo #prontofalei #cparty e por aí vai. A linguagem empregada no Twitter é, digamos, peculiar.
Até aqui você já aprendeu a ler as atualizações (tweets), a respondê-las (reply) e a enviar DMs. Já sabe o que é RT e # hashtag. Agora você vai aprender a configurar seu perfil.

Configurações do Perfil no Twitter

No alto da página inicial e à direita, clique no link settings. Você irá encontrar diversas abas.  Clique sobre cada uma e configure do seu gosto.
Para alterar seu avatar (foto), entre em profile e depois clique em change image. Também é possível usar um plano de fundo (background personalizado). Clique em Design.
Quando o Twitter fica instável, aparece uma baleia sendo puxada por vários passarinhos – o que levou os twitteiros a utilizarem o termo baleiando para qualquer serviço web que não esteja funcionando bem.

Ligar o seu telemóvel e conta de IM

A rede Twitter funciona para você mesmo se você não está no seu computador ou navegar na web. Uma vez inscrito, você pode conectar seu telefone celular e conta de mensagens instantâneas. Vá para Configurações> Telefone e IM. Ligar o telefone e programas de mensagens instantâneas para sua conta no Twitter é um processo simples. Note que as mensagens que você ver em um telefone ou num programa de mensagens instantâneas também podem ser lidos na sua página pessoal na Web Twitter.
Você pode fazer o Twitter enviar uma mensagem cada vez que um usuário que você está seguindo postou uma mensagem no Twitter. Isto pode ser divertido, mas vai deixá-lo louco se você está seguindo um monte de gente. Se você não quer ser bombardeado por um fluxo de mensagens aleatórias, mas ainda quer ser avisado quando enviarem mensagens para você, selecione “Mensagem Directa”. Então, quando outros usuários enviarem uma mensagem para você, será enviado um alerta para sua conta de telefone ou IM. Caso contrário, você não irá recebê-lo

Enviar um tweet a partir de um celular

Você pode enviar uma mensagem do Twitter, ou “Tweet”, a partir de qualquer de seus dispositivos registados.
A partir da página Web, digite uma mensagem na janela de entrada no topo da página.
A partir de um telemóvel, envie uma mensagem SMS para 40404 . ID do seu telefone chamador é ligado a sua conta Twitter, para que o sistema identifique que é você.
De IM, mensagem TwitterIM se você estiver em AOL, ou twitter@twitter.com se você estiver em Jabber / GTalk – Em todos esses casos, todos os seus “seguidores” poderão ver sua mensagem em suas próprias páginas do Twitter e, possivelmente, em seus dispositivos móveis também.

Adicionando Amigos

Para adicionar um amigo, primeiro verifique se você está logado em sua conta. Em seguida, entre na sua página do Twitter e pressione o link “Add” no “Actions”. Para encontrar uma página de usuário, use a caixa de pesquisa em sua própria página no Twitter.
Depois de clicar em “Add”, você vai começar a ver tweets em sua página, se sua conta está definida para acesso público. Se a conta for privada, o sistema enviará uma mensagem para solicitar ao seu “amigo” aprovação antes de começar a ver as atualizações.
Você também pode ver quem seus amigos estão seguindo ao passar o ponteiro do mouse sobre as fotos na barra lateral das páginas de seus amigos. Essas fotos são dos “amigos” que os seus amigos estão seguindo. Se você clicar em uma dessas fotos, você irá para a página daquele usuário, onde você pode adicioná-lo também.

Entendendo os números do Twitter

Existem alguns números na sua página no Twitter. Os números mais importantes são:
. O número de “seguidores” que você tem. Estas são as pessoas que estão dando atenção aos seus Tweets.
. O número de “amigos” que você tem. Este é o número de pessoas que você está seguindo.
Quando você visitar outras páginas do Twitter, por exemplo de celebridades e pessoas públicas, você verá que essas pessoas possuem mais seguidores do que amigos. Algumas pessoas terão mais amigos do que seguidores e outras pessoas irão se comunicar apenas dentro do seu próprio grupo social e terão aproximadamente o mesmo número de amigos e seguidores.

E você, quantos amigos e seguidores irá ter no seu Twitter?
Gostou, então deixe seu comentário e tweet com seus amigos!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário