quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

NSA tem acesso total ao Iphone, afirma pesquisador


ESPECIALISTA ACREDITA QUE A PRÓPRIA APPLE PODERIA TER SIDO CONIVENTE, MAS EMPRESA NEGA

 iphone - imagem hardsakura
Relatórios vazados da NSA revelam a aparente capacidade da agência de segurança nacional dos Estados Unidos de acessar praticamente todos os dados de um iPhone através de um programa chamado DROPOUTJEEP, de acordo com o pesquisador de segurança Jacob Applebaum. Segundo a revista ” Forbes “, durante o discurso de Applebaum no ” 30C3 ” (30º Chaos Communication Congress), anteontem em Hamburgo, na Alemanha, informações surpreendentes sobre o programa foram esmiuçadas.
O documento da NSA em questão revela que o DROPOUTJEEP é um implante de software para o iPhone, que utiliza aplicações modulares de missão para fornecer funcionalidade SIGINT específica (captação de informações de inteligência por meio de interceptação de sinais). Essa funcionalidade inclui a capacidade de, remotamente, gravar e ler os arquivos do dispositivo, incluindo recuperação de SMS, recuperação de lista de contatos, correio de voz, geolocalização, captura de sons via microfone, captura da câmera, localização da torre de celular, além de comando, controle e envio de dados, que pode ocorrer por meio de mensagens SMS ou uma ligação de dados GPRS. Todas as comunicações com o implante são secretas e criptografadas.
A NSA aparentemente diz que há uma taxa de sucesso de 100% em instalar o malware em iPhones.
Applebaum afirma acreditar que a própria Apple poderia ter sido conivente com a violação de privacidade: “Eu não sei. Espero que a Apple esclareça isso. Aqui está um problema: eu realmente não acredito que a Apple não os ajudou”.
A empresa divulgou comunicado negando participação na sabotagem, nos seguintes termos: “A Apple nunca trabalhou com a NSA para criar uma backdoor em qualquer de seus produtos, incluindo o iPhone”.
Também Segundo a “Forbes” , com base nos mesmos documentos, a NSA teria desviado furtivamente laptops encomendados on-line com o objetivo de neles instalar spyware e hardware malicioso para depois enviá-los aos compradores.
O discurso de Applebaum, com pouco mais de uma hora de duração, começou com a valiosa recomendação de que qualquer internauta preocupado com sua privacidade use o software Gratuito Tails 0.2.2. O vídeo do discurso Pode ser visto no YouTube.
Os slides da apresentação de Applebaum podem ser encontrados no site Cryptome.org , com uma Avaliação de que, no ritmo atual de divulgação, levará 42 anos para que todos os documentos da NSA vazados por Edward Snowden venham a público.
FONTE: O Globo, via resenha do EB/ forte.jor

Nenhum comentário:

Postar um comentário