domingo, 26 de agosto de 2012

Como comprimir imagens sem perda de qualidade



Como comprimir imagens 
Ainda bem que existe um jeito mais simples de comprimir arquivos de imagens automaticamente.

Nesta postagem você vai aprender como reduzir o tamanho da sua biblioteca de imagens  para aproximadamente 10% do seu tamanho atual. Ou seja, se todos os seus arquivos de imagens e fotos juntos somam 2Gb, depois desta conversão eles vão somar apenas 200Mb aproximadamente.

Em tempos de armazenamento de núvem, qualquer megabyte economizado pode converter-se em espaço para mais arquivos online. Fotos e outros tipos de arquivos de imagens costumam ser muito grandes, principalmente quando são capturadas em resolução máxima pelas cameras digitais.

O fato é que nem sempre a resolução máxima é necessária. Fotos do dia-a-dia, para publicação online por exemplo, podem ser armazanadas em resoluções médias ou baixas. O que diminiu considerávelmente o tamanho dos arquivos, sem perda perceptível de qualidade. O problema é que quando você descobre isso, sua biblioteca de imagens pode ter milhares de arquivos, e somar muitos gigabytes. Então comprimir individualmente cada um deles pode levar toda uma vida.

Para realizar a compressão de várias imagens de uma só vez utilizamos o aplicativo gratuito IrfanView, e com base na tabela abaixo definimos os parâmetros da conversão automática de todas as imagens de uma vez só:

Como comprimir várias imagens automaticamente:

1 - Abra o IrfanView e no menu Arquivo selecione a opção: Conversão simultânea/Renomear...

2 - Navegue até a pasta onde estão as imagens que deseja comprimir. E em Formato de saída, selecione JPG - JPG/JPEG Format, clique em Opções (1), na janela seguinte selecione o nível de qualidade apropriado e depois clique OK;

3 - Ainda em Formato de saída, marque a opção: Use opções avançadas (ajustar imagens) e clique em Avançadas (2). Na janela seguinte marque a opção REDIMENSIONAR, selecione o tamanho máximo para o lado maior das imagens e em seguida clique OK;

4 - Selecione a pasta destino para os arquivos comprimidos (3);
5 - Clique no botão Iniciar conversão (4) e aguarde...


Leia mais: http://www.compulsivo.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário