terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O Dia em que o Exército Brasileiro Guerreou Contra as FARC em 26 de fevereiro de 1991, FARC ataca de surpresa destacamento do Exército Brasileiro


Resultado de imagem para "Comando Simon Bolivar", adentrou em território brasileiro
Foto (Google imagens)
Foto (site do exercito)
Em 26 de fevereiro de 1991, um grupo de 40 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, que se auto denominava "Comando Simon Bolivar", adentrou em território brasileiro, próximo a fronteira entre Brasil e Colômbia, às margens do Rio Traíra no Estado do Amazonas, e atacou de surpresa o Destacamento Traíra do Exército Brasileiro, que estava em instalações semi-permanentes e possuía efetivo muito inferior à coluna guerrilheira que o atacara.
Resultado de imagem para exercito na amazonia


Segundo organismos de Inteligência, o ataque teria sido motivado pela repressão exercida pelo destacamento de fronteira ao garimpo ilegal na região, uma das fontes de financiamento das FARC. Nesse ataque
morreram três militares brasileiros e vinte e nove ficaram feridos, várias armas, munições e equipamentos foram roubados.

O memorial do fato foi construído no 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga, para homenagear e relembrar os militares brasileiros assassinados.
Imagem relacionada
Ato contínuo, as Forças Armadas do Brasil, autorizadas pelo então presidente Fernando Collor de Mello e com o conhecimento e apoio do Presidente colombiano César Gaviria Trujillo, deflagraram secretamente a Operação Traíra, com o objetivo de recuperar o armamento roubado e desencorajar novos ataques.
Imagem relacionada

Resultado de imagem para exercito na amazonia

Resultado de imagem para memorial construído  homenagear e relembrar os militares brasileiros assassinados rio traira farc

Mobilizando efetivos de Operações Especiais (tropas de Comandos e Forças Especiais) e helicópteros da recém-criada, na época, Aviação do Exécito, embarcações da Marinha, bem como com aeronaves de combate e de transporte da Força Aérea Brasileira, a Operação Traíra resultou num saldo de doze guerrilheiros mortos e inúmeros capturados. A maior parte do armamento e equipamento roubados foi recuperada.

Resultado de imagem para tropas de Comandos e Forças Especiais do brasil
Resultado de imagem para memorial homenagear os militares brasileiros rio traira farc
Foto (google imagens)

Resultado de imagem para memorial homenagear os militares brasileiros rio traira farc
Sidimar Fonseca Moraes, Sansão Ramos Gonçalves e Aldemir Lopes de Oliveira, soldados do 1º Batalhão Especial de Fronteira (Tabatinga – Amazonas), heróis do Traíra, seus exemplos de coragem e honradez permanecem vivos em nossas memórias. O Exército Brasileiro, em nome de um Brasil soberano, presta essa singela homenagem a vocês, que nos inspiram em nosso sagrado compromisso de servir à Pátria. "Fonte > Site do exercito"

Heróis do Traíra permanecem vivos em nossas memórias


As FARC entenderam o recado duro e necessário! A fronteira não favorece a sobrevivência dos fracos e a narcoguerrilha só entende posições de força. Desde a operação de represália brasileira não mais ocorreram ataques das FARC em nosso território.


Um comentário: