domingo, 15 de novembro de 2015

HAITI – Parte o último Contingente Brasileiro para Missão de Paz da MINUSTAH



A partida do primeiro grupo do BRABAT 23 que poderá ser o último da participação do Brasil na MINUSTAH traz novidades como o transporte com aeronaves da empresa aérea GOL

No final da tarde de quinta-feira (12 Novembro 2015), aconteceu a cerimônia de despedida do primeiro grupo do Batalhão de Força de Paz 23 (BRABAT), com a presença de familiares, no 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (18 BIMtz), na cidade de Sapucaia do Sul, região metropolitana de Porto Alegre.
O BRABAT 23 é o 23º Contingente do Exército Brasileiro participando da Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH). De acordo com o planejamento atual deverá ser o último contingente brasileiro na MINUSTAH.

Em declaração à DefesaNet, em setembro passado, o então ministro da Defesa Jaques Wagner afirmou que o Ministério da Defesa, chegou à conclusão que as reduções de contingentes previstas a partir de 2015 colocariam em risco a segurança dos militares, pois estariam operando abaixo de um número mínimo necessário.

O Contingente do BRABAT 23 será composto por 669 militares, que é já uma redução dos mais de 1200 atuais. A formação é especialmente de unidades da 8ª Brigada de Infantaria, do Comando Militar do Sul. Estarão presentes unidades do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, localizado em São Leopoldo (RS), que formou o BRABAT 1, em 2004.

O Corpo de Fuzileiros Navais ativou o 23° Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais – Haiti. No total, 175 fuzileiros foram preparados para atuar na MINUSTAH.

A Marinha do Brasil participa da MINUSTAH desde 2004, com mais de 6 mil militares já enviados para a Missão de Paz no Haiti. Leia mais...

Fonte > Defesanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário