domingo, 9 de junho de 2013

Cadela que perdeu focinho ao salvar duas crianças é uma heroína

Uma cadela perdeu metade do focinho ao salvar duas crianças de serem atropeladas por uma moto. Depois de oito meses de tratamento nos Estados Unidos, regressou às Filipinas. Foi recebida como uma heroína e recebeu o título de "embaixadora da boa-vontade dos cães".
foto ERIK DE CASTRO/REUTERS
Cadela que perdeu focinho ao salvar duas crianças é uma heroína
Kabang perdeu o focinho e parte da mandíbula ao tentar salvar duas meninas de serem atropeladas em dezembro de 2011. A cadela atirou-se para a frente de uma mota, que circulava em excesso de velocidade, de modo a evitar que esta atingisse a filha e a sobrinha do dono, acabando por ficar gravemente ferida.
A história de Kabang percorreu todo o mundo e foi alvo de diversas campanhas nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter, onde várias pessoas contribuíram para ajudar a pagar a operação e o tratamento do animal. Ao todo foram arrecados 27 mil dólares (20 mil 420 euros, aproximadamente).
Após oito meses de tratamento nos Estados Unidos da América, a cadela regressou às Filipinas e foi recebida por uma multidão de pessoas no aeroporto de Manila, como uma heroína.
foto TED ALJIBE/AFP
Cadela que perdeu focinho ao salvar duas crianças é uma heroína
"É a primeira vez na história das Filipinas que vimos tanto apoio a um cão", contou Ed Undson veterinário de Kabang, citado pela BBC.
Anton Lim, também veterinário, que acompanhou a cadela aos EUA, conta que foram recebidas doações de 45 países. "Ela salvou duas vidas, portanto o mundo uniu-se para salvar a dela", sublinha o veterinário.

Lim contou, ainda, que é objectivo fazer do animal "embaixador da boa vontade dos cães" de modo a promover uma adoção responsável por parte dos donos.
A cadela foi operada por médicos da Universidade da Califórnia que trataram também um tumor e um problema cardíaco na cadela heroína.
Apesar da reconstituição do focinho do animal não ter sido possível, algumas áreas mais sensíveis foram cobertas com pedaços de pele que foram retirados das bochechas, do pescoço e da testa de Kabang.

Apesar de ter perdido metade do focinho, Kabang ainda consegue mastigar usando os dentes que sobraram. A cadela manteve também o olfacto e consegue reconhecer os donos e veterinários.
A cadela foi entregue de volta ao dono, Rudy Bunggain, na cidade de Zamboanga.

Via: jn

Nenhum comentário:

Postar um comentário