terça-feira, 8 de novembro de 2011

Google+ lança, finalmente, páginas corporativas


Um pouco mais de cem dias depois de ter fornecido uma atualização do status do Google+ para empresas, o Google lançou o tão esperado espaço corporativo em sua rede social. As Páginas Google +, – assim como as páginas do Facebook – fornecem um lugar para promover conversas relacionadas a serviços e produtos de companhias e marcas.



O Google está lançando as Páginas mundialmente no Google+. Se o serviço não estiver disponível imediatamente, logo estará.

Com o anúncio, Christin Oestlein, gerente de produto do Google, disse em uma postagem do Google+ que ele espera que o serviço “transforme a maneira que enxergamos o marketing”.


 A Página do Google é projetada para acomodar cinco tipos básicos de entidade: Empresas Locais ou Lugares; Produtos ou Marcas; Corporações, Instituições ou Organizações; Artes, Entretenimento ou Esportes; e Outros.


Apesar de ser similar aos Perfis do Google+ em muitos aspectos, a Página difere em pontos importantes. São projetadas para fornecer ao proprietário dados sobre a demografia dos visitantes, postagens que foram compartilhadas, uso do botão +1 do Google quando associado com a Página e informações analíticas relacionadas.

Especificamente, a diferença é a seguinte: a Página não pode adicionar uma pessoa a um círculo a não ser que essa pessoa tenha adicionado a Página ou a mencionado. Diferentemente dos Perfis, o espaço não representa uma pessoa. A configuração de privacidade padrão é pública, possui o recurso +1, mas não pode endossar outras páginas ou sites clicando nele; não podem jogar no Google+ Games; não possuem a opção de compartilhamento com um círculo estendido. A Página não recebe notificação e nem pode participar de um Hangout em dispositivo móvel; e as Páginas Locais têm dado extra de localização associados a elas.


 O Google está fornecendo às empresas ferramentas para ajudá-las a promover sua presença no Google+. Estão inclusas: Um emblema do Google+; o botão +1 e as Extensões Sociais para conectar o botão +1 em sites direcionando à Página do Google+; e Direct Connect,  , por meio do qual os usuários podem aplicar o caractere “+” como um operador de pesquisa para restringir as buscas ao conteúdo da rede social.


 O Google ainda não se compara ao Facebook em termos de opções de administração – por exemplo, as Páginas do Google+ não dão suporte a vários administradores – mas pode-se esperar melhores ferramentas de gerenciamento em breve.


 Vinte empresas trabalharam com o Google para disponibilizar suas Páginas no lançamento. Entre elas estão: Angry Birds, Dallas Cowboys, Macy’s, Pepsi e Toyota.


Tradução: Alba Milena, especial para o IT Web | Revisão: Adriele Marchesini

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