Pesquisadores da Universidade de Hiroshima e da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram em parceria com a empresa Delta Tooling um novo assento inteligente para carros. A novidade promete detectar não só se o motorista está bêbado ou sob efeito de drogas, mas também se ele está sonolento ou passando mal.
De acordo com o Nikkei Technology, um sensor com microfone embutido é implantado dentro de um tecido espumoso, de modo que ele não seja sensível às costas do motorista. O tecido é então inserido dentro do assento, prometendo captar a onda do pulso aórtico (incluindo som e vibração) sem a interferência de barulhos externos.
Ainda segundo o site, a tecnologia pode ser usada em colchões para monitorar um paciente e saber se o seu pulso está irregular ou se ele está sofrendo um infarto.
Esta não é a primeira iniciativa do tipo no campo dos vestíveis. Em julho, um consórcio de companhias, universidades e centros de tecnologias anunciou o Harken, sistema de sensores que são acoplados ao banco e cinto do motorista para monitorar sua respiração e frequência cardíaca.
Fonte > olhardigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário