Pode soar estranha a afirmação, mas, muito antes dos smartphones com 3G, os celulares acessavam a internet, liam e-mails e navegavam. Muitos deles tinham até mesmo browsers (navegadores) rudimentares onde era possível navegar nos chamados portais WAP, baseados somente em texto.
Obviamente, a experiência de navegação nestes celulares não se equipara a dos smartphones que, por possuírem um sistema operacional, permitem facilidades que muito se assemelham à navegação feita através de notebooks, com carregamento de páginas com interface visual, formulários, vídeos, fotos e demais elementos multimídia.
Para isso, um smartphone necessita fortemente da conexão 3G para "dar conta" da quantidade de dados carregada a cada página acessada, a cada atualização das redes sociais e a cada e-mail recebido. Porém, vale lembrar que a conexão 3G não é a única opção para a conexão móvel.
Mesmo celulares sem conexão 3G podem acessar a internet. Se o celular tiver na sua lista de funções a palavra EDGE, ele também acessa a internet, porém, com menos rapidez e facilidade que um celular que acessa o 3G.
O 3G é uma evolução, uma melhoria, a terceira geração das redes de internet que surgiram no celular. A EDGE é exatamente uma dessas que surgiram anteriormente ao 3G, também chamada de internet 2G. Vale ressaltar que tanto a EDGE, quanto a 3G, necessitam de um plano de dados pago da sua operadora.
Outro detalhe: muitos celulares antigos não se conectam via Wi-Fi, um celular com Wi-Fi é uma opação muito interessante para quem quer usar a internet sem fio e não gastar o plano de dados, já que, quando a rede de internet sem fio está disponível, normalmente não há limite na transferência de dados. Muitas vezes, não existe essa opção nos celulares mais básicos e eles ficam limitados em usar a rede EDGE.
Logo, você pode navegar na internet e ter acesso às redes sociais mesmo tendo um celular básico, sem 3G. Porém, se essa for uma função que irá utilizar com frequência no telefone, é aconselhável não escolher um celular apenas com a opção da conexão EDGE.
Fonte: http://www.zoom.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário