Na etapa inicial dessa jornada, os 36 comandantes e integrantes dos Estados-Maiores do 19° contingente brasileiro se reuniram em Brasília. Durante cinco dias, os oficiais receberam informações estratégicas da missão. Até o embarque da tropa serão 14 semanas de preparação do novo contingente. A próxima etapa do treinamento começa hoje (5) no Centro Conjunto de Operações de Paz no Brasil (CCOPAB), no Rio de Janeiro.
Na semana passada, o diretor do Departamento da América Central e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Nelson Tabajara, e o primeiro-secretário Olympio Faissol Junior apresentaram à equipe os objetivos da política externa brasileira no Haiti, bem como a situação atual do país.
Na palestra, Faissol destacou a alta vulnerabilidade institucional do país, como um dos principais entraves ao reestabelecimento de uma situação de normalidade. Ele lembrou ainda que o Haiti é o país mais pobre das Américas, onde metade da população é analfabeta, 70% não têm emprego formal, 50% têm menos de 18 anos e 65% dos presos jamais viram um juiz.
Via: Forte.jor
Nenhum comentário:
Postar um comentário