Edital para a execução de projeto executivo e obra de novas instalações foi lançado na semana passada. Exército pretende concluir a obra em dois anos
O Comando Militar do Sudeste, por meio da Comissão Regional de Obras / 2, lançou em 15 Jul 2013, no Compras Net, o Edital de Concorrência Nº 1/2013 que tem por objeto a obra de Construção de 01 (um) Hangar em Estrutura Metálica em aço para atender ao recebimento das Aeronaves EC 725 Caracal para o Comando de Aviação do Exército, com a Contratação de Serviços Especializados na Elaboração de Projetos Executivos de Engenharia para Construção da Pista Taxi-way, Pista de Acesso aos Hangares, Pátio do Hangar, Pátio de Aeronaves, Construção dos Dispositivos de Drenagem, Implantação de Área de Segurança de Pista Taxiway, Sistemas de Segurança do Hangar, Sistema de Balizamento Noturno e Serviços Complementares, previstos para o Batalhão de Manutenção e Suprimento da Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex) em Taubaté/SP.
O projeto foi elaborado em 2011 pelo Comando do B Mnt Sup Av Ex, chamado de “ Projeto 32 ” e colocado em prática em 2013. Conforme o Site do Exército Brasileiro o Projeto de Ampliação das Instalações Logísticas da AvEx, prevê a duplicação do B Mnt Sup Av Ex para a chegada das novas e modernas aeronaves da AvEx, os EC-725 Caracal e os AS-365K2 – Super Pantera. A premissa do Projeto 32 é construir um novo hangar moderno de manutenção de helicópteros em dois anos (2013 e 2014), implementando melhorias como ampliação do espaço físico para estocagem de suprimento, construção de cabines de pintura e ampliação das oficinas de manutenção para atender as condições técnicas das novas aeronaves, devido a suas novas tecnologias embarcadas. Indiretamente o Projeto 32 reduzirá sensivelmente os gastos com a terceirização de serviços de manutenção de aeronaves e seus componentes, permitindo absorver a manutenção de mais de 70 aeronaves da Frota da Aviação do Exército.
Segundo os dados disponíveis no Compras Net, o projeto do novo B Mnt Sup Av Ex terá entre outras facilidades:
- Oficina de Motores, com talhas para manutenção dos GTM Arriel I e II, Makila I e II e seus principais componentes.
- Oficina de Pintura de Aeronaves com capacidade para as Anv EC-725 – Caracal (Figura ao lado).
- Área de estocagem da Companhia de Suprimento e Transporte de Aviação. ▪ Áreas para as Inspeções das Aeronaves da Companhia Leve de Manutenção de Aviação.
- Seção de Ferramental para toda a Frota da Aviação do Exército.
- Área construída do Hangar de 14 mil m² com os dois hangaretes externos.
- Oficina de Rádio Navegação Digital, para atender as novas e modernizadas aeronaves e seus equipamentos EC-725 Caracal e Pantera K2.
- Aproveitamento de três níveis dentro dos dois hangares, norte e sul, sendo: primeiro piso — destinado à manutenção dos helicópteros e oficinas de grandes e pesados componentes (motores, pás, conjuntos dinâmicos, baterias, entre outros). Segundo piso — destinado ao Comando e oficinas de pequenos componentes. Terceiro piso — destinado à administração do B Mnt Sup Av Ex.
- Oficina de Manutenção de Óculos de Visão Noturna dentro de especificações modernas. ▪ Seção de Triagem com dois níveis de estocagem de itens.
- Diversas áreas destinadas as principais Oficinas de Manutenção.
- Pórticos Rolantes nas áreas de manutenção de aeronaves, hangar norte e sul, para componentes pesados.
FONTE: Site Compras Net / forte.jor
Nenhum comentário:
Postar um comentário