sábado, 25 de maio de 2013

AH-2 SABRE INTERCEPTA AERONAVE EM PORTO VELHO (RO) ÁGATA 7

Foto: CECOMSAER / defesanet
Foto: CECOMSAER / defesanet

O Editor


Um AH-2 Sabre, helicóptero de ataque da Força Aérea Brasileira (FAB), interceptou na manhã desta quinta-feira (23/5) um avião de pequeno porte não identificado pelos radares a cerca de 200 km da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia. O acionamento ocorreu por volta das 9 horas. O helicóptero do Esquadrão Poti (2º/8º GAV) decolou em menos de 10 minutos da Base Aérea de Porto Velho (BAPV).

“Fizemos um reconhecimento a distância e a foto-filmagem da aeronave para averiguação de dados, além de um acompanhamento por dez minutos. As informações foram repassadas para o controle de trafego aéreo e posteriormente a aeronave seguiu sua rota normalmente”, ressaltou o piloto do helicóptero.

 “Esse tipo de missão, de policiamento aéreo, é rotineira para o Esquadrão Poti na Amazônia Ocidental. O Sabre já foi utilizado na Rio + 20 e será empregado também nos próximos grandes eventos programados para o Brasil”, explicou o chefe da seção de operações do esquadrão.

O policiamento do espaço aéreo brasileiro faz parte da Operação Ágata 7, do Ministério da Defesa, que tem o objetivo de combater o tráfico de ilícitos na região de fronteira.

A Função do Helicópetro  em Interceptação.


O conceito de empregar  helicópteros armados era de garantir a proteção ao desembarque de tropas que fossem abordar aeronaves no solo.  Como apresentado pelo chefe do COMGAR, Brigadeiro José Carlos Pereira em 2003: Leia mais

Fonte: Defesanet

Nenhum comentário:

Postar um comentário