O NOVO SISTEMA COMEÇA A OPERAR A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA, DIA 14 DE SETEMBRO, COM A PROMESSA FEITA PELO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO E SERPRO, DE QUE SERÁ SEGURO, GARANTINDO A PRIVACIDADE DO SERVIDOR QUE TOMA O EMPRÉSTIMO, ALÉM DE ÁGIL E DE FÁCIL CONSULTA E CONTROLE, COM ACESSO ONLINE AO EXTRATO.
Planejamento e Serpro apresentam novo sistema de gestão de consignações
Novo sistema começa a operar a partir de 14 de setembro
11/09/2015 - 18h00
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresentaram as funcionalidades e mudanças no novo módulo de gestão de consignações do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe), que será utilizado para o processamento das consignações dos servidores públicos federais. O novo sistema começa a operar a partir do dia 14 de setembro.
O sistema já foi apresentado em encontro com consignatárias, nesta quarta-feira (9), em Brasília. O objetivo é garantir a segurança das informações e a privacidade dos servidores e pensionistas que utilizam o crédito consignado. Entre as principais inovações, está integração online da margem consignável com a folha de pagamento e o acesso ao extrato mensal de consignações pelo servidor.
Segundo o coordenador-geral de Soluções Tecnológicas da Secretaria de Gestão Pública (Segep), Rogério Meneguim, o novo modelo é benéfico tanto para consignatárias quanto para os servidores, ao lançar as informações em tempo real. Ele também destaca que o sistema traz mais segurança, “pois reduz o risco da consignação”, explica.
Por meio de um código de averbação gerado pelo servidor, a consignatária consulta a margem consignável e averba o contrato no Sistema de Gestão de Margem Consignável que, em tempo real, registra a consignação na folha de pagamento do servidor. A medida traz mais segurança para o servidor, que vai autorizar a negociação mediante o código gerado no sistema, e também para as consignatárias, que vão garantir o recebimento dos descontos em folha de pagamento.
A instituição só conseguirá acessar informações autorizadas pelo servidor, preservando o sigilo dos demais dados. O servidor, quando acessar o Sigepe, poderá consultar o saldo da margem consignável, conferir o extrato de consignações e simular novas operações de consignação, com base nas taxas praticadas pelas consignatárias.
As entidades consignatárias que desejaram mais informações podem obtê-las no endereço eletrônico www.serpro.gov.br ou encaminhar dúvidas paraconsignatarias@serpro.gov.br.
Fonte > souservidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário