Diante dos novos desafios impostos pela
sociedade e pelo mercado, Philip Kotler mostra como o marketing deve
desenvolver seu trabalho para ajudar a empresa a crescer.
O marketing vem desempenhando um papel
cada vez mais central na orientação das empresas na nova economia. Para
explicar como tirar proveito desse processo, o renomado professor
norte-americano Philip Kotler ministrou uma palestra e respondeu a perguntas de
convidados da GEO, que organizou o evento GEO Content Series, realizado
paralelamente ao Fórum HSM de Marketing & Customer Trends.
Na visão de Kotler, um dos principais
problemas enfrentados pelas empresas é o fato de que muitos CEOs ainda
acreditam que a atuação da equipe de marketing está restrita a propagandas e
outras pequenas iniciativas isoladas. “Hoje, o marketing precisa estar no
centro da estratégia da empresa.”
Kotler destacou que o papel do gerente
de marketing é vital na nova economia. Segundo ele, sua atuação deve se dar nos
seguintes campos:
- Representar a voz do cliente dentro da empresa;
- Monitorar as mudanças no contexto do negócio;
- Obter insights dos clientes para o desenvolvimento de produtos;
- Atuar como guardião da marca e das práticas de branding da empresa;
- Enriquecer o portfólio e as sinergias da empresa com seus insights;
- Prestar contas do desempenho financeiro de marketing, custos de mídia e de outros serviços.
Ao mencionar uma pesquisa sobre as
empresas mais admiradas pelos consumidores norte-americanos, Kotler ressaltou a
importância do engajamento do cliente. “As empresas mais amadas são as que
menos gastam com publicidade, porque o próprio consumidor se encarrega de
divulgar os produtos que gosta, recomendando aos amigos.”
As novas mídias também desempenham
papel importante nesse contexto. Kotler recomenda que a estratégia de
comunicação das empresas seja feita a partir de uma combinação entre as novas
mídias e as tradicionais. “Não devemos pensar em usar exclusivamente uma ou
outra ferramenta. O resultado pode ser um desastre”, recomendou o professor.
“Também acho importante que as equipes que tratam de novas mídias e mídias
tradicionais não sejam mantidas isoladas. As equipes devem atuar juntas. A
química entre essas duas áreas é necessária.”
Outra sugestão deixada pelo professor
diz respeito à participação de grupos de universidades em projetos de pesquisa
na área de marketing das empresas. “Sempre que for oportuno, traga os
universitários para participar do processo. É uma solução bastante econômica,
devo dizer. Porém, mais importante do que isso é que tenho vistos resultados
maravilhosos a partir de experiências como essas, com contribuições
verdadeiramente valiosas.”
Fonte: Portal HSM
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