sábado, 16 de junho de 2012

O marketing com papel central na estratégia da empresa


Diante dos novos desafios impostos pela sociedade e pelo mercado, Philip Kotler mostra como o marketing deve desenvolver seu trabalho para ajudar a empresa a crescer.

O marketing vem desempenhando um papel cada vez mais central na orientação das empresas na nova economia. Para explicar como tirar proveito desse processo, o renomado professor norte-americano Philip Kotler ministrou uma palestra e respondeu a perguntas de convidados da GEO, que organizou o evento GEO Content Series, realizado paralelamente ao Fórum HSM de Marketing & Customer Trends.

Na visão de Kotler, um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é o fato de que muitos CEOs ainda acreditam que a atuação da equipe de marketing está restrita a propagandas e outras pequenas iniciativas isoladas. “Hoje, o marketing precisa estar no centro da estratégia da empresa.”
Kotler destacou que o papel do gerente de marketing é vital na nova economia. Segundo ele, sua atuação deve se dar nos seguintes campos:

- Representar a voz do cliente dentro da empresa;
- Monitorar as mudanças no contexto do negócio;
- Obter insights dos clientes para o desenvolvimento de produtos;
- Atuar como guardião da marca e das práticas de branding da empresa;
- Enriquecer o portfólio e as sinergias da empresa com seus insights;
- Prestar contas do desempenho financeiro de marketing, custos de mídia e de outros serviços.
Ao mencionar uma pesquisa sobre as empresas mais admiradas pelos consumidores norte-americanos, Kotler ressaltou a importância do engajamento do cliente. “As empresas mais amadas são as que menos gastam com publicidade, porque o próprio consumidor se encarrega de divulgar os produtos que gosta, recomendando aos amigos.”

As novas mídias também desempenham papel importante nesse contexto. Kotler recomenda que a estratégia de comunicação das empresas seja feita a partir de uma combinação entre as novas mídias e as tradicionais. “Não devemos pensar em usar exclusivamente uma ou outra ferramenta. O resultado pode ser um desastre”, recomendou o professor. “Também acho importante que as equipes que tratam de novas mídias e mídias tradicionais não sejam mantidas isoladas. As equipes devem atuar juntas. A química entre essas duas áreas é necessária.”

Outra sugestão deixada pelo professor diz respeito à participação de grupos de universidades em projetos de pesquisa na área de marketing das empresas. “Sempre que for oportuno, traga os universitários para participar do processo. É uma solução bastante econômica, devo dizer. Porém, mais importante do que isso é que tenho vistos resultados maravilhosos a partir de experiências como essas, com contribuições verdadeiramente valiosas.”

Fonte: Portal HSM

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