O Google acaba de anunciar uma grande mudança na tecnologia de buscas que permitirá que os internautas encontrem informações mais precisas e resultados complementares à solicitação original. Chamada de Knowledge Graph, a nova tecnologia “entende” o contexto de uma busca. “A busca ficará mais inteligente, porque entenderá as nuances do termo usado”, diz Amit Singhal, vice-presidente sênior do Google.
Na prática, ao digitar um termo de busca, o algoritmo do Google não só pesquisará os resultados mais relevantes que contém as palavras, como acrescentará aos resultados outras informações complementares. Se um internauta digitar Leonardo da Vinci na busca do Google, além de retornar páginas sobre o artista, a busca mostrará artistas relacionados, outros termos de busca relacionados e imagens das obras do artista.
“Trata-se do primeiro passo crítico para construir a próxima geração da busca, que usa a inteligência coletiva da web para entender o mundo de uma maneira mais parecida com os humanos”, diz Singhal. Por enquanto, a nova tecnologia de busca só funciona na versão americana da busca do Google – na web, smartphones e tablets. Veja mais detalhes no vídeo abaixo (em inglês):
O Knowledge Graph funciona a partir de uma rede de objetos, ou seja, uma série de conteúdos que se relacionam entre si. Segundo o Google, a nova tecnologia já usa mais de 500 milhões de objetos, além de 3,5 bilhões de informações e relacionamentos entre os objetos. Esses grupos de conteúdo são formados com informações colhidas pela busca, como os termos mais usados, e também por conteúdos encontrados na web.
O que muda na nova busca do Google
De acordo com o Google, a busca mostrará resultados mais próximos das expectativas dos usuários. Com a nova tecnologia, o serviço será capaz de entender termos que tenham diferentes significados. Como resultado, a busca passará a exibir apenas os resultados que o usuário procura e não todos os resultados que contém determinado termo.
Em todas as buscas, os usuários agora terão acesso a um box com informações relevantes sobre o termo usado, à direita dos resultados de busca. Ao pesquisar sobre uma pessoa, por exemplo, o box mostrará um resumo da biografia, uma foto, além da data de nascimento e morte (se for o caso), fotos de pessoas relacionadas e links para termos de busca relacionados.
Para montar este resumo, o sistema de busca identifica quais as informações relacionadas ao termo usado têm sido pesquisadas por outros internautas. A busca “entende” que, ao pesquisar sobre os filmes que Brad Pitt participou, o internauta também poderá se interessar pelos filmes que Angelina Jolie, sua esposa, trabalhou.
Com a ajuda da busca, o Google espera que os usuários aprofundem o conhecimento a respeito dos assuntos que os interessam. “Nós sempre acreditamos que a busca perfeita deve entender exatamente o que você quis dizer e retornar apenas os resultados que você quer”, diz Singhal.
Fonte: tecnologia.ig
Nenhum comentário:
Postar um comentário