segunda-feira, 14 de maio de 2012

Aonde e como prestar Serviço Militar.


ALISTAMENTO MILITAR


O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e compreenderá, na mobilização, todos os encargos com a Defesa Nacional.
O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro a 31 de maio do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência. Caso esteja residindo no Exterior deverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil.
Ao término da SELEÇÃO realizada pela Comissão de Seleção (CS) o cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório, em uma Organização Militar da Ativa, ser matriculado Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR) caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio ou em um Tiro de Guerra.
A Diretoria de Serviço Militar (DSM) é o órgão de apoio técnico-normativo, encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadas ao Serviço Militar, no âmbito do Exército, em todo o território nacional.
Fonte: exercito 


                              DÚVIDAS MAIS FREQUENTES
1. Com quantos anos de idade começa a carreira no Exército Brasileiro?
R - A carreira poderá começar a partir dos 15 (quinze) anos de idade, que é o limite mínimo de idade para a inscrição no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, no sítio eletrônico: www.espcex.ensino.eb.br.

2. Como posso ser Oficial ou Sargento do Exército Brasileiro?
R - De acordo com idade e nível de escolaridade, existem várias opções para homens e mulheres ingressarem no Exército, seja como militar de carreira ou temporário. Para saber mais acesse, em nosso site, as opções “Militar de Carreira” e “Militar Temporário”.

3. Quais áreas de interesse do Exército para ingresso de Sargento Temporário e Oficial Temporário?
R -
 Para conhecer as áreas de interesse do Exército Brasileiro acesse a opção “Militar Temporário” em nosso site.

4. Como faço para fazer parte da aviação do Exército Brasileiro?
R - 
Para ser Oficial da Aviação do Exército é necessário ter se formado na Academia Militar das Agulhas Negras e posteriormente ser submetido à seleção específica.

5. Quando haverá concurso para Oficial Capelão Militar ?
R - 
As informações sobre os concursos para Capelania Militar devem ser obtidas no site da Escola de Administração do Exército. Procure, também, a Região Militar na sua cidade ou a Organização Militar mais próxima para obter informações a respeito do período de inscrição e se existem vagas de temporárias previstas para essa área. Desse modo, é conveniente verificar na opção “Serviço Militar”, os endereços e telefones das Seções do Serviço Militar Regional (SSMR) à qual Região Militar sua cidade está vinculada.

6. O que fazer para ingressar no Exército Brasileiro como Capelão Militar?
R –
 O ingresso poderá ser como militar de carreira ou temporário.
      O Capelão Militar de carreira é aquele que, mediante aprovação em concurso público, é incluído no Quadro de Capelães Militares, no posto de Aspirante a Oficial, podendo chegar até o posto de Tenente-Coronel. As informações sobre o ingresso na condição de Capelão de carreira estão na opção “Escolas Militares” no link “EsFCEx”.
      O Capelão Militar temporário é aquele selecionado por exame de títulos e que pode exercer a sua função no Exército, até no máximo 7 anos. As informações sobre o ingresso na condição de Capelão Temporário estão na opção “Militar Temporário”. Ressalta-se que o ingresso de Capelães segue as mesmas diretrizes dos Oficiais Técnicos Temporários (OTT).

7. Quanto devo ganhar ingressando no Exército Brasileiro?
R -
 Em relação aos vencimentos, solicita-se a consulta à Lei de Remuneração dos Militares das Forças Armadas.

8. Sou míope. Esse fato impossibilita meu ingresso no Exército Brasileiro?
R - 
Só o exame médico poderá avaliar se o individuo é apto para servir ao Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário