Mais uma vez o Facebook está enfrentando problemas com a segurança das informações e privacidade dos seus usuários. O blogueiro búlgaro Bogomil Shopov causou polêmica ao divulgar que conseguiu comprar uma lista contendo 1,1 milhão de números de ID e os respectivos e-mails de usuários da rede, por apenas R$ 5 dólares. A compra foi feita pelo site Gigibucks de um perfil chamado “mertem”.
Ele conferiu algumas das informações e constatou que eram verdadeiras. Esse tipo de venda vai contra a política de privacidade do Facebook. Logo depois, Shopov escreveu um post e foi contatado imediatamente pela equipe da rede, informa o site Mashable. Em um e-mail, pediram para o blogueiro um número de contato para conversarem sobre o que fazer sobre o ocorrido.
Obviamente o Facebook queria que isso tudo fosse abafado, mas Shopov continuou publicando o que acontecia nas conversas com a companhia. A empresa queria recuperar as informações e pedir que o blogueiro deletasse qualquer rastro dessa planilha. Shopov enviou o arquivo por meio de um link seguro e apagou o arquivo do seu computador.
Segundo o blogueiro, o vendedor conseguiu esses dados por meio de um aplicativo da própria rede, o que levanta alguns questionamentos sobre o nível de segurança do Facebook. O site Gigibucks lançou um comunicado afirmando que o perfil do vendedor e os seus arquivos foram apagados.
O Facebook também entrou em contato com o site Mashable, dizendo que “está vigilante ao proteger seus usuários daqueles que tentariam expor qualquer tipo de conteúdo pessoal. Nesse caso, parece que alguém tentou roubar informações do nosso site. Nós temos times e engenheiros de segurança dedicados que investigam e tomam atitudes agressivas contra ações como essa. Nó continuamos a investigar o indivíduo que fez isso.”
Tentaram, não é Face? Conseguiram… Já imaginaram quantas empresas pagariam para ter informações tão íntimas sobre pessoas que são consumidores em potencial? Precisa ver isso aí, Mark! Se você ainda não sabe como alterar e mexer nas suas configurações de privacidade, o Mashable dá alguma dicas no link.
Fonte:Pequenas Empresas Grande Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário