A geração Y e a qualidade de vida
Também são características desta geração pessoas que não se submetem a empregos com tarefas muito simples, utilizam tecnologia de ponta no seu dia a dia e são consumidores exigentes. Na maioria das vezes são jovens com capacidade multitarefa, gostam e conseguem trabalhar ouvindo música, enviar mensagem para os amigos, ler sobre assuntos diversos e visitar as redes sociais, ao mesmo tempo. É uma geração que obtém conhecimento muito fácil através da internet, portanto não há necessidade de se aprofundar em muitos assuntos, somente aqueles que interessam, afinal quando precisar de alguma informação basta recorrer a um site de busca ou similar. São pessoas que se comunicam de forma eficiente, preferem mandar um e-mail do que uma carta, uma mensagem instantânea do que uma ligação.
Um outro ponto interessante e muito estudado na área de Marketing é que estas pessoas não são fiéis a marcas. Elas buscam o que é melhor no momento, portanto a estratégia de marketing precisa ser diferenciada. É mais interessante que as marcas invistam em inovações dos seus produtos, que é o que estes jovens mais buscam. São pessoas preocupadas com o meio ambiente e com causas sociais, são favoráveis a qualidade de vida e trabalham bem com home Office.
A geração Z, ou geração digital
É comum dizer que as crianças desta geração não se apegam muito as coisas, justamente pela velocidade da informação e da evolução da tecnologia, ganham um brinquedo e já querem um outro pouco tempo depois. São pessoas mais egocêntricas que as gerações anteriores, tendem a permanecer “em seus mundos”, com seus fones de ouvidos e smartphones conectados a internet.
Não é comum às pessoas desta geração dar importância para as visitas físicas, encontros e conversas pessoais. São jovens que querem resolver tudo rápido, e pra eles basta uma mensagem em uma rede social ou através do celular para se comunicarem com os entes queridos, colegas e amigos.
Apesar disso, são jovens que já estão ingressando no mercado de trabalho e trazendo inovações a maioria das empresas. São profissionais multitarefas, que estão em constante mudança, buscam novos e melhores desafios a cada dia. A maior dificuldade das empresas vai ser organizar a estrutura de gestão para conseguir reter estes talentos, que perdem o foco com facilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário