Marco Battaglia
O general Salvatore Farina, Chefe do Estado-Maior do Exército, agora próximo ao fim de seu mandato de três anos, acompanhou a entrega do primeiro Centauro 2. A nova versão do carro blindado para as Forças Armadas italianas.
Um antitanque digital moderno desenvolvido para proteger os militares italianos que participam em operações militares. O primeiro exemplar de produção do novo blindado de Cavalaria "Centauro 2" foi apresentado (16FEV2021), ao Chefe do Estado-Maior do Exército, Salvatore Farina. O General Farina, junto com o diretor de armamento terrestre, Paolo Giovannini participaram do evento. As novas viaturas serão incorporadas às unidades de manobra da cavalaria do Exército Italiano.
CENTAURO 2
Comparado com a versão anterior, o novo Centauro 2 representa um avanço excepcional em termos de poder de fogo, capacidade de observação do campo de batalha, mobilidade, conduta de tiro, comunicação além da garantia de maior proteção da tripulação. Equipada com sistemas modernos, a nova plataforma conta com uma arquitetura totalmente digital e uma torre de nova geração com canhão de 120 mm e sistemas de comunicação, comando e controle (C2), que a tornam "um dos meios mais modernos à disposição dos exércitos ocidentais".
O resultado é um veículo blindado inovador, capaz de operar em qualquer cenário: desde missões em defesa da segurança nacional, passando por operações de apoio e manutenção da paz até qualquer teatro operacional de alto nível no qual o Exército Italiano seja chamado a intervir.
NÃO SÓ CENTAURO
Durante a visita do General Farina, também foi apresentado o "Posto de Comando Tático Terrestre" do Veículo Blindado Médio (VBM), que consiste em uma combinação baseada em um posto "Núcleo de Comando" e um Posto "Núcleo tático". Estas plataformas estão equipadas com os mais modernos equipamentos de comunicação que se integram perfeitamente na rede centrada na rede das Forças Armadas e de Defesa. Com estes meios, o Exército Italiano dá continuidade ao seu projeto mais amplo de racionalização e desenvolvimento de capacidades de longo prazo, com um processo de transformação tecnológica que continua envolvendo todo o sistema produtivo nacional.
No que respeita à entrada em serviço das novas viaturas blindadas, a Direcção de Armamentos Terrestres (DAT) e o Consórcio Iveco - Oto Melara (Cio) assinaram no passado mês de Dezembro um contrato para o fornecimento de 86 sistemas "Blindo Centauro 2", com opção para mais dez plataformas, além das dez já contratadas em 2018. Esta aquisição visa atender a uma necessidade total do Exército italiano de 150 viaturas e insere-se nas atividades previstas pelo Estado-Maior do Exército visando dotar os regimentos de cavalaria de linha uma plataforma que, incorporando as mais recentes inovações tecnológicas, pode ser utilizada, com a máxima segurança, mesmo em salas de operação caracterizadas por um alto nível de ameaça.
Fonte: Defesanet
Nenhum comentário:
Postar um comentário