A história das notas musicais
Antes de contarmos a história das notas musicais, gostaria de fazer uma rápida abordagem. Na música, temos um complexo sistema que possui 12 sons diferentes. A princípio, sete são chamados notas naturias e cinco são chamados de acidentes musicais.
As sete notas musicais, chamadas notas naturais, são as seguintes:
DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI
Esses nomes de notas representam uma intenção de organizar os sons de forma que possamos utilizá-los de uma maneira prática e “descomplicada”.
Os Acidentes Musicais são formados através da alteração de notas naturais, que ocorrem com a utilização dos Sinais de Alteração. Esses sinais, como o próprio nome diz, alteram a frequência das notas naturais sem mudar o nome. Essas mudanças podem ocorrer de duas formas diferentes as quais chamamos deBEMOIS (b) e SUSTENIDOS (#).
Em outro artigo iremos tratar com mais profundidade este assunto. Para o momento, o que nos interessa de fato é a origem dos nomes das notas musicais e não a origem do sistema musical. Vimos apenas uma pequena introdução sobre o assunto.
A história das notas musicais
A história das notas musicais e a origem dos nomes nos leva à Europa do século XVII, mais especificamente, à Itália em meados de 1600, onde viveu o monge beneditino Guido D’Arezzo.
Guido era um influente personagem religioso ligado à música – e a ela dedicou sua carreira dentro da igreja. Foi ele quem deu nome às notas musicais, através da primeira sílaba de cada verso do seguinte hino feito em memória à São João Batista:
Hino à São João Batista
Ut queant laxis, ( Para que nós, servos, com nitidez)
Resonare fibris ( e língua desimpedida)
Mira gestorum (o milagre e a força dos teus feitos)
Famuli tuorum (elogiemos,)
Solve polluti (tira-nos a grave culpa)
Labil reatum (da língua manchada)
Sancte Joannes (ó João!)
Resonare fibris ( e língua desimpedida)
Mira gestorum (o milagre e a força dos teus feitos)
Famuli tuorum (elogiemos,)
Solve polluti (tira-nos a grave culpa)
Labil reatum (da língua manchada)
Sancte Joannes (ó João!)
Esse hino costumava ser entoado pelos coros de meninos. Assim, Guido deu as notas os nomes: UT – RÉ – MI – FÁ – LÁ, acrescentando depois para completar a escala o Si proveniente das primeiras letras de “Sancte Joanne” (São João). Algum tempo depois, pela dificuldade de se pronunciar a sílaba Ut, houve a substituição pelo nome da nota Dó, feita pelo maestro italiano Giovanni Battista Doni, utilizando a primeira sílaba de seu sobrenome.
Existem livros que dizem que a tal substituição ocorreu por intervenção do próprio Guido, pela dificuldade de se pronunciar a sílaba Ut, trocando-a pelo Dó retirando de seu próprio nome Guido.
Fonte > Portalmusica
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