sábado, 31 de dezembro de 2016

NÃO DESISTA - Video Motivacional



VENÇA A SI MESMO - Vídeo de MOTIVAÇÃO


"Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário." - Provérbio Japonês

2017 tempo de recomeçar


A Todos desejamos muita alegria, felicidade e realizações!

CORAGEM - Vídeo MOTIVACIONAL


Se você acredita que uma pessoa corajosa não sente medo, está totalmente enganado. Não busque a sua coragem na ousadia de não sentir medo de nada neste mundo, mas na sua capacidade de superar o que o aterroriza e é capaz de paralisá-lo. (Autor desconhecido)

Perseguindo Sonhos - Motivacional "BodyBuilder"


Toda vez em que você estiver desanimando para malhar, basta assistir este vídeo. Tenha foco, tenha vontade!

Tenha coragem para dizer: "EU CONSIGO" - Motivacional


Diga a sí mesmo(a) Eu posso mudar. Eu posso viver da minha imaginação ao invés da minha memória. Eu posso me amarrar ao meu potencial ilimitado ao invés do meu passado limitado. EU POSSO, EU QUERO, EU CONSIGO.

JOGUE FORA O LIXO - Vídeo MOTIVACIONAL



"Antes de construir um prédio bonito sobre o seu terreno, limpe esse terreno. Jogue fora o lixo que te impede de crescer"

GRATIDÃO - Melhor do MOTIVACIONAL



"Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida." Sêneca

Veja, motive-se e INSPIRE sua VIDA com mais este vídeo com MARIO SÉRGIO CORTELLA

O Brasil tem o congresso mais caro do mundo

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Felicidade é aqui e agora | Clóvis de Barros Filho | TEDxSaoPaulo


O professor Clóvis fala sobre felicidade e a necessidade de viver e ser feliz no momento presente.

Professor, Doutor e livre-docente pela ECA-USP. Atua no mundo corporativo desde 2005 através do Espaço Ética.

Nao tenha medo de fracassar : Maurício Andrade at TEDxUFG


Engenheiro Eletricista pela UFG e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Passagens em empresas como Ambev, Champion Farmoquímico e BRMalls. Atualmente Coordenador de Auditoria e Processos do Grupo Empreza.

No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TEDx é um programa de eventos locais auto-organizados que reúnem pessoas para partilhar uma experiência ao estilo TED. Em um evento TEDx, TEDTalks em vídeo e palestrantes se combinam para provocar discussões profundas e conexões em um pequeno grupo. Esses eventos locais, auto-organizados são chamados TEDx, onde x = evento TED independentemente organizado. A Conferência TED fornece orientações gerais para o programa TEDx, mas eventos TEDx individuais são auto-organizados.* (*Sujeito a certas regras e regulamentos).

Fonte > Canal TEDx Talks

Finanças Pessoais, Finanças comportamentias: Emília Vieira at TEDxFCTUNL


Emília O. Vieira é Presidente do Conselho de Administração da Casa de Investimentos -- Gestão de Patrimónios, SA. Desde 1995, Emília lecciona e faz consultoria na área da engenharia financeira quantitativa tendo trabalhado com instituições financeiras de topo em Lisboa, Porto, Londres, Paris, Zurique, Madrid, Frankfurt, Istambul, Budapeste, Nova Iorque, Singapura e Tóquio.

Fonte > Canal TEDx Talks

Dinheiro: outro modo de usar | Eduardo Amuri | TEDxUDESCJoinville


Nunca falamos só sobre dinheiro quando falamos sobre dinheiro. Falar sobre dinheiro é falar sobre projetos, dúvidas, angústias e planos. É ferramenta, viabiliza, dá suporte e potência. Já que o dinheiro exerce um papel tão importante em nossas vidas, como podemos cultivar uma relação mais lúcida com ele? 

Se interessa pela relação do homem com o dinheiro e tenta entender como o potencial financeiro pode ser utilizado para transformar nossas vidas. Além das questões econômicas, se interessa também por explorar a ideia de que empresas podem ser construídas e reestruturadas de maneira mais humana e menos quadrada, beneficiando quem produz e quem consome. 

Ajuda famílias, autônomos e pequenas empresas a lidarem com suas finanças e, atualmente, cuida da gestão do Papo de Homem e do Lugar, onde ministra o curso "Pó Mágico: como mudar sua relação com o dinheiro e torná-lo um aliado"
Fonte > Canal TEDx Talks

O poder do não e o dinheiro | Nathalia Arcuri | TEDxDanteAlighieriSchool

Nessa TEDx Talk a Nath Arcuri fala sobre os segredos por trás das mentes endividadas e também dá algumas dicas práticas pra que qualquer pessoa consiga ter uma vida financeira equilibrada.

Empresária, jornalista, educadora e coach financeira, especialista em finanças pessoais, psicologia econômica e tradutora de economês. Nathália Arcuri tinha apenas 8 anos de idade quando se propôs o primeiro grande desafio financeiro: Comprar um carro aos 18 anos. Foco, disciplina e empreendedorismo são palavras e qualidades que desde muito cedo passaram a fazer parte de seu cotidiano.
Dez anos após a primeira grande conquista, os conhecimentos adquiridos de forma vivencial foram multiplicados por centenas de horas de estudo. Nathalia se especializou em educação financeira, planejamento financeiro pessoal, ganhou o prêmio máximo IBCPF de planejamento financeiro em 2014, se aprofundou nos estudos de coaching financeiro, psicologia econômica e em 2013 criou o Blog e Canal Me Poupe! onde une entretenimento e finanças pessoais, transmitindo com muito humor e didática as dicas mais relevantes para a vida financeira de todo brasileiro.


Sentido da vida | Lama Michel | TEDxLaçador


Existem momentos que marcam a nossa vida. Aos 11 anos Lama Michel observava os adultos e só ouvia reclamações. Nenhum adulto parecia feliz. O exemplo de vida que encontrou foi um mestre budista. Então tomou uma decisão que fazia sentido para ele. Suas decisões fazem sentido para você? 

Lama Michel Rinpoche, nasceu 1981, em São Paulo. Aos 12 anos, inspirado pelo convívio com Lama Gangchen Rinpoche, decidiu seguir a vida monástica. Por 12 anos viveu na Universidade Monástica de Sera Me, na Índia, onde recebeu formação nas práticas e na filosofia do budismo tibetano. Desde 2006, reside na Itália. É vice-presidente da Fondazione Lama Gangchen per una Cultura di Pace, na Itália e presidente da Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz, no Brasil. Autor dos livros “Uma Jovem Ideia de Paz” (Editora Sarasvati, 1996), “Coragem para seguir em frente” (Editora Gaia, 2006) e “Grande Amor”, em parceria com sua mãe Bel Cesar (Editora Gaia, 2015).

Programa Olhar Digital 190 na integra.


Programa Olhar Digital 190 na integra.

•Conheça o aplicativo que funciona como um 'Tinder' de casas.
http://bit.ly/2hx2DKh
01:15

•Saiba quais são as apostas da equipe do Olhar Digital para 2017.
http://bit.ly/2hInoR9
05:29

•Veja como liberar espaço no celular com o Google Fotos.
http://bit.ly/2hIyjua
13:32

•Nostalgia na moda: consoles antigos voltam a fazer sucesso.
http://bit.ly/2hMO9Ud
16:48

Smartphones à prova d'água realmente funcionam debaixo d'água? Olhar Digital




Olhar Digital testa sinal Wi-Fi e Touch screen dos Smartphones à prova d'água.

Veja a meteria completa no site OD: http://bit.ly/19MXFvt
Com participação de Leandro Ramos.

Os smartphones top de linha de 2016 - Olhar Digital


Comparações entre: Apple iPhone 6, Motorola Moto X Force, Samsung Galaxy S7 Edge e Sony Xperia Z5 Premium

Na bancada do Olhar Digital somando mais de 17 mil reais em smartphones, o Laboratório Digital deste mês comparou quatro smartphones top de linha disponíveis no mercado brasileiro. Como é de costume, convidamos as principais marcas instaladas no país para participar. Apple, Motorola, Samsung e Sony enviaram seus últimos modelos.[...]

Continue lendo no site Olhar digital: http://bit.ly/1rqbsqJ

Confira Olhar Digital Plus 24/12/2016


•Smartphone já aparece entre os presentes de Natal mais desejados pelas crianças.
http://bit.ly/2hEDxq4
01:36

•Conheça o trabalho do personal gamer, uma espécie de 'técnico' dos eSports.
http://bit.ly/2igANQe
06:31

•Aprenda a proteger o smartphone de vírus.
http://bit.ly/2igC5uA
11:29

•Novas tecnologias podem facilitar a vida do seu pet.

Ano Novo, velhos golpes cibernéticos: perspectivas para 2017

O número de vulnerabilidades relatadas continua crescendo ano a ano, reforçando a necessidade de ficarmos cada vez mais atentos.
Reprodução
o longo dos anos, torna-se cada vez maior o desafio de manter dados e informações seguros diante do advento de novas tecnologias e do crescimento de dispositivos conectados à internet. O número de vulnerabilidades relatadas continua crescendo ano a ano, reforçando a necessidade de empresas e usuários finais ficarem cada vez mais atentos ao tema de segurança da informação. De acordo com o relatório de Tendências de Segurança da Informação da ESET, o próximo ano será marcado pelo aumento de ataques a dispositivos ligados à internet das coisas; ameaças voltadas para dispositivos móveis; e ataques a redes de infraestrutura críticas e sistemas de saúde. Leia mais...

 
Na prática, no próximo ano veremos uma intensificação de ataques que ganharam força em 2016. Nos últimos 12 meses, houve um crescimento significativo do interesse dos cibercriminosos pelo modelo de negócio de ransomware, com ataques voltados tanto a empresas quanto a usuários finais. Um levantamento da ESET estima que, no Brasil, houve um crescimento de 65% no número de detecções desse tipo de ameaça apenas para Android, entre janeiro a agosto deste ano. Leia mais...

Fonte> Olhardigital

Reforma da Previdência: Exército trabalha com projeção de carreira de 38 anos e ascensão dos sargentos até o posto de Major

Fonte> MONTEDO

Publicação original: 25/12 (14:13)
Amigos, vocês lembram que, em fevereiro deste ano, informei que o Estado-Maior do Exército trabalhava com a possibilidade de alterar a atual forma de promoção dos integrantes do QAO, permitindo o acesso ao posto de major.



Estudo, estudo, estudo


Muitos já devem ter conhecimento do estudo do Estado-Maior do Exército que está sendo apresentado pelos Comandos Militares, como uma das resultantes da última Reunião do Alto Comando do Exército (RACE), sobre as mudanças na carreira dos graduados.
Como introdução ao assunto, vou enxertar nas linhas a seguir partes de um texto que me foi repassado e do qual não tenho autorização de divulgar o autor.
O Exército passa por várias transformações, principalmente nos planos de carreiras de oficias a praças. Como também já informeiaqui no blog em 2015, a ideia é, gradativamente, reduzir a quantidade de militares de carreira e aumentar a de temporários. O ingresso na AMAN passou de 500 para 400 cadetes por ano e os Cursos de Formação de Sargentos caíram de 1400 para 1200 alunos admitidos anualmente, devendo chegar a 1000 nos próximos concursos. Houve também redução na admissão de oficiais dentistas, farmacêuticos e do QCO.
Por outro lado, o efetivo de oficiais e sargentos temporários vem sendo majorado ano após ano e assim deve continuar, ao menos até 2022, ano que é considerado o divisor de águas pelo EME, pois é quando deve ser implantada em definitivo a nova política de pessoal do Exército.
De imediato, o impacto financeiro é negativo, tendência que será revertida a longo prazo com a redução do valor da folha de pagamento de inativos e pensionistas.

Sacrifício? Nem tanto, cara-pálida!
A partir daqui, sigo com minhas próprias observações.
Em meio às discussões sobre a reforma da Previdência, é evidente que o Comando do Exército já trabalha com a ampliação do tempo mínimo de permanência para 35 anos de serviço, a chamada ‘quota de sacrifício’ com a qual os fardados serão chamados a contribuir logo nos primeiros meses de 2017. Para a carreira dos oficiais (leia-se AMAN), não haverá maiores problemas, eis que – com raras exceções - um menino que ingressar com 17 anos na Escola Preparatória chegará ao posto de coronel com 28 anos de serviço, em média, aos 45 anos de idade, portanto. Sabemos que a grande maioria permanece no posto por muitos anos. Os coronéis mais antigos na ativa hoje foram promovidos em 2009, há sete anos. Deste universo de ‘antigões’, uma diminuta minoria ascende ao generalato e segue na carreira. Assim, se levarmos em conta que o período de espera usualmente é recheado com transferências, missões e diárias, aguardar no posto de coronel que cheguem os 35 anos de serviço e os 52 de idade para vestir o pijama não é sacrifício algum, excetuando-se os raros militares que tem projetos pessoais ou alguma situação particular.

O problema é mais embaixo
O grande problema – evidentemente! - está no andar debaixo. Pelas regras de hoje, o militar que ingressar na Força como recruta aos 19 anos e formar-se sargento aos 23 (idade média dos concludentes do CFS), chegará a segundo tenente no tempo médio de 24 anos após a formação, aos 47 anos de idade. Com os prazos vigentes hoje, a promoção até capitão demora mais 5 anos. Assim o militar atingirá o último posto de sua carreira aos 52 anos, bem próximo dos 35 anos de serviço. Porém, ao contrário dos oficiais de AMAN, são poucos os estímulos para que um praça permaneça na ativa. Muitos graduados acumulam ao tempo de serviço militar àquele passado como trabalhador da iniciativa privada, anterior ao ingresso no Exército, além de eventuais acréscimos por períodos passados na fronteira. Em face disso, é comum que, não apenas os tenentes, mas também muitos subtenentes e mesmo primeiros-sargentos peçam transferência para a reserva tão logo possam, abrindo mão das promoções seguintes. Esse estado de coisas será modificado compulsoriamente, a partir da ampliação do tempo mínimo de permanência para 35 anos.


A proposta do EME alonga a carreira para 38 anos. Confira:

Um quadro que já vem tarde
Além do acesso das praças ao posto de Major, a novidade apresentada pelo EME - com décadas de atraso, diga-se! – é a criação do Quadro Especial de Oficiais (QEO), que visa aproveitar os graduados com formação superior em áreas de interesse da Força. A proposta prevê que os subtenentes e primeiros-sargentos habilitados prestem concurso interno e sejam promovidos a segundo-tenente, podendo chegar ao posto de Major. Na avaliação do EME, seriam em média 30 vagas/ano para o QEO, que substituiria gradualmente o atual Quadro Complementar de Oficiais (QCO). Quanto a essa possível substituição, aguarde-se resistência e restrições severas por parte dos QCO que, depois de conseguirem o acesso até coronel, já vislumbravam no horizonte a ascensão ao generalato.

O que vai pela Web
Abaixo, você confere as planilhas da proposta do EME que estão circulando na web. As imagens não são de boa qualidade, mas servem para entender os detalhes da proposta do Exército.

 

Calma, pessoal
Vale lembrar que – caso prosperem - ambas as propostas dependem de uma ampla alteração da legislação vigente, portanto, ainda levará algum tempo para que sejam efetivamente implementadas.


Fonte> MONTEDO

domingo, 18 de dezembro de 2016

Vocalista do Metallica bebe chimarrão em clipe de nova música

Mas muita calma, gauchada. O astro James Hetfield, que é casado com a com a argentina Francesca, teria adquirido o hábito com a mulher.

O novo clipe de um dos grandes grupos do metal no mundo, o Metallica, está no ar desde a noite desta segunda-feira. Atlas, Rise, integra o álbum de inéditas Hardwired... To Self-Destruct.
No clipe, a banda aparece em gravando a música em um estúdio enfeitado com diversos presentes dos fãs, como várias bandeiras (inclusive do Brasil). Em um momento, o vocalista, James Hetfield, aparece bebendo chimarrão. 

Leia mais sobre famosos e entretenimento
A explicação para o hábito reside no fato de o astro ser casado com a argentina Francesca, com quem tem três filhos. Na Argentina, o chimarrão é chamado de mate e, geralmente, sorvido em cuias menores que no Rio Grande do Sul. 

Mas voltando ao lado musical, o novo álbum deverá ser lançado no dia 18 de novembro. Em 2017, a banda estará no Brasil em 2017 e será a principal atração do festival Lollapalooza, em São Paulo, no dia 25 de março.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Papo Verde-Oliva: a carreira do sargento do Exército Brasileiro

Conheça a Escola de Sargentos das Armas EsSA - Infantaria - Cavalaria - Artilharia - Engenharia e Comunicações

Conheça a Academia Militar das Agulhas Negras AMAN


A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende/RJ, é o estabelecimento de ensino que forma oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro.

Fonte canal do Exército no YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/CCSE1982

Alunos aprovados na 1ª Fase do Concurso EsPCEx 2017


Publicado em 9 de dez de 2016
canal no Youtube: http://www.youtube.com/exercitooficial

Acompanhe as mídias sociais do Exército:
Facebook: http://facebook.com/exercito
Twitter: http://twitter.com/exercitooficial
Instagram: http://instagram.com/exercito_oficial
Flickr: http://www.flickr.com/exercitobrasileiro
EBlog: http://eblog.eb.mil.br/

Faça parte da Força Terrestre: http://www.eb.mil.br/web/ingresso/con...
Página do Exército Brasileiro: http://www.eb.mil.br



CONHEÇA COM É A ADAPTAÇÃO DOS ALUNOS DA EsPCEx
(Reportagem)

 

REQUISITOS PARA INGRESSO NO EXÉRCITO BRASILEIRO PARA O ANO DE 2017 E ESCOLAS MILITARES

QUEM DEVE SE ALISTAR EM 2017?
Nascidos em 1999 e do sexo masculino
QUAL A DATA LIMITE DE APRESENTAÇÃO?
Até 30 de Junho de 2017
 ACESSO AO GUIA DE INGRESSO

Conheça as Escolas 

EsPCEx  EsSA  Combatentes/Aviação EsSLog EsSLog Saúde e Músico EsFCEx EsFCEx - CAPELÃO IME

REQUISITOS para ACESSO

* Formação nas áreas de interesse a serem publicadas em edital específico pela Região Militar responsável.

Acesse a Região Militar que você tem interesse clicando em um dos links abaixo:

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

"Não existe Previdência de militares", diz Raul Jungmann

APOSENTADORIA

Jungmann contesta dado da Previdência sobre militares
Ministro da Defesa afirma que déficit é de R$ 13,85 bilhões, e não de R$ 32,5 bilhões
 Dep. Raul Jungmann (PPS-PE)
AGÊNCIA ESTADO
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, contestou os dados apresentados pela Previdência Social que indicam que os militares contribuem com R$ 32,5 bilhões para o déficit do setor neste ano. Segundo ele, há um "equívoco, uma confusão contábil" que está sendo desfeita com a mudança no relatório de execução orçamentária pelo Ministério do Planejamento. Nos próximos dias, o Planejamento deve reclassificar alguns gastos como "despesa de pessoal".
Para o ministro, "o déficit real é de R$ 13,85 bilhões" este ano Jungmann argumentou que serão pagos R$ 16,55 bilhões aos pensionistas das três Forças, mas que haverá R$ 2,69 bilhões arrecadados com as contribuições da categoria no ano de 2016.
Ao apresentar os dados, o ministro explicou que R$ 20,23 bilhões pagos aos ativos e R$ 18,59 bilhões aos militares da reserva são recursos que saem diretamente do orçamento da Defesa e não da conta da Previdência. "Não existe Previdência de militares", disse. O ministro argumentou que o pagamento aos homens da reserva não pode ser classificado como gasto previdenciário. "Porque, a qualquer momento, os militares inativos podem ser reconvocados para voltar ao serviço ativo, em caso de necessidade", explicou.

Medidas
Jungmann informou que no final de janeiro ou até o início de fevereiro será encaminhada ao presidente da República a proposta de lei com a "contribuição dos militares ao ajuste fiscal". O ministro admitiu que a ampliação do tempo mínimo de serviço para que o militar vá para a reserva pode subir de 30 anos para 35 anos, com período de transição. Admitiu também que poderá ser incluída a contribuição de 11% para as pensionistas, já que hoje o pagamento é devido apenas enquanto o militar está vivo, esteja na ativa ou na reserva, conforme adiantou o jornal "O Estado de S. Paulo".
"Tudo está em discussão, seja tempo de serviço, idade ou contribuição", disse o ministro, explicando que "os militares estão dispostos a contribuir com o ajuste fiscal" e que "não têm nem querem privilégios". Para ele, "todos os itens que o governo entender que sejam necessários poderão ser alterados, guardando as diferenças e singularidades da carreira, que não tem FGTS, não recebe hora extra, está sempre à disposição do País e, por isso, trabalha muito tempo além do que é computado". "Além de poder ser transferido para qualquer ponto mais longínquo do País, sem direito a questionamento", argumentou.
Na entrevista convocada para justificar as despesas das Forças Armadas, o ministro Jungmann informou ainda que a folha de pagamento dos militares é decrescente e que, em 2001, houve uma grande reforma na Lei de Remuneração da categoria, que tirou vários benefícios da categoria como pagamento por tempo de serviço, licença a prêmio e a polêmica pensão para as filhas. Em 2003, os gastos com os militares correspondiam a 1,17% do PIB. Em 2015, o gasto havia caído para 0,87% do PIB. Além disso, segundo ele, "a remuneração dos militares está bem abaixo das demais carreiras de Estado".
Jungmann destacou ainda que nos últimos anos houve uma "redução drástica" no número de militares efetivos no quadro. No Exército, hoje, 70% do pessoal é temporário, que deixa a força após oito anos de trabalho sem receber qualquer benefício. Na Marinha e Aeronáutica, 50% do pessoal é temporário.
O ministro fez questão de ressaltar ainda que os militares sempre contribuíram para a pensão militar e descontam o porcentual de 11% desde que entram na escola militar, sendo 7,5% do salário para o pagamento de pensões e 3,5% para o fundo de saúde da Força. É este porcentual que os pensionistas poderão passar a ter descontados de seus contracheques.
Jabuticaba
O ministro insistiu em dizer que na maior parte dos países do mundo as Forças Armadas não possuem previdência e citou como exemplo Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Estados Unidos, Canadá, México, Alemanha, Áustria, França, Itália, Espanha, Israel, entre outros. "Não somos jabuticaba. Não é um privilégio não ter Previdência", desabafou, lembrando que "na maioria esmagadora dos países é assim". Entre as nações que têm previdência militar, citou Síria, Vietnã, Bulgária, Luxemburgo, Romênia, Laos e Lituânia.
"Não precisamos de PEC porque tudo que diz em relação aos militares é tratado por lei, conforme determina o artigo 142 da Constituição", afirmou, lembrando que o próprio presidente Michel Temer assegurou desde o início que os militares não entrariam neste bolo. Sendo assim, qualquer modificação na remuneração da categoria, avisou, virá por lei. Ou seja, a questão do acúmulo de pensão e aposentadoria será tratada e resolvida por meio de lei complementar.
O ministro justificou ainda que era natural que fosse retirado do texto o trecho as novas regras relativas à aposentadoria de policiais militares e bombeiros. Eles serão incluídos no texto referente aos militares. Em um primeiro momento, o Planalto incluiu estas duas categorias na proposta de emenda constitucional atendendo a pedido dos governadores, preocupados com os rombos em suas contas já que os benefícios pagos a eles são oriundos dos cofres estaduais.

Fonte> O Tempo/montedo.com

Militares podem ter mais tempo de contribuição na previdência

As negociações do governo com as Forças Armadas continuam, mas essa é a proposta mais adiantada até agora, informou a fonte, que participou das negociações

Por Lisandra Paraguassu, da Reuters
Brasília – O governo prepara uma reforma Previdenciária separada para os militares, que devem continuar sem idade mínima para aposentadoria, mas poderão ter o tempo de contribuição mínimo aumentado de 30 para 35 anos, com um tempo de transição de 13 anos, disse à Reuters uma fonte governista.
As negociações do governo com as Forças Armadas continuam, mas essa é a proposta mais adiantada até agora, informou a fonte, que participou das negociações. O texto, quando fechado, será enviado por projeto de lei.
“A reforma para as Forças Armadas pode ser infra constitucional, não precisa ser uma emenda constitucional”, explicou o líder do governo no Congresso, senador Romero Jucá (PMDB-RR).
A intenção inicial do governo era incluir os militares no regime geral. A reação das Forças Armadas, no entanto, levou o governo a aceitar a necessidade de um regime diferenciado.
“Há algumas funções que um militar não tem capacidade de fazer com mais de 60 anos”, justificaou uma fonte palaciana à Reuters há alguns meses, quando confirmou que os militares ficariam de fora da reforma inicial.
Na reforma proposta e apresentada pelo presidente Michel Temer a líderes do Congresso e sindicalistas nesta segunda-feira, trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público terão 65 anos como idade mínima para aposentadoria.
Também ficaram de fora da reforma os policiais militares e os bombeiros. Nesse caso, de acordo com Jucá, porque são forças estaduais, e os Estados devem fazer as suas próprias reformas.
Das forças de segurança, ficaram no pacote do regime geral os Policiais Federais e os Policiais Rodoviários Federais. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) retira a previsão de aposentadoria especial para quem tem risco de vida.
Os policiais, no entanto, querem que sua reforma seja tratada do mesmo modo que os militares. Um grupo esteve no Palácio do Planalto, enquanto o texto era apresentado, para conversar com parlamentares e pedir que sua reforma seja encaminhada junto com a das Forças Armadas.

Fonte> EXAME/montedo.com